PL referente a pessoas com fibromialgia é aprovada em Uruguaiana
capa

PL referente a pessoas com fibromialgia é aprovada em Uruguaiana

Pacientes terão cartão de identificação gratuito

Por
Fred Marcovici

publicidade

A Câmara de Uruguaiana aprovou Projeto de Lei que determina prestar atendimento preferencial às pessoas com fibromialgia. A doença é caracterizada por dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.

A proposta do vereador Irani Fernandes determina a prioridade nas filas de órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas. A matéria visa assegurar qualidade de vida aos portadores da síndrome. “Dores intensas tornam qualquer atividade, por mais simples que possa ser, um grande transtorno”, salientou Irani. A legislação prevê a identificação dos beneficiários por meio de cartão expedido, gratuitamente, pelo município.

O paciente com fibromialgia pode apresentar diversas alterações, além das dores, como por exemplo, fadiga, distúrbios do sono, rigidez matinal, parestesias de extremidades, sensação subjetiva de edema, depressão, ansiedade e distúrbios cognitivos. Todos os sintomas são causa de incapacidade e alterações na qualidade de vida, agravada em situação de estresse e cansaço físico.