Porto Alegre tem primeira mínima de um dígito no ano, aponta MetSul

Porto Alegre tem primeira mínima de um dígito no ano, aponta MetSul

Capital registrou 7,4ºC em estação meteorológica de referência

Correio do Povo

publicidade

A MetSul Meteorologia aponta que Porto Alegre registrou a primeira mínima neste ano de um dígito (abaixo de 10ºC). A estação meteorológica de referência, do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, mostrou 7,4°C. Antes a menor marca verificada no local em 2023 era de 10,3°C em 13 de maio.

Nos meses do inverno climático, as temperaturas mínimas médias históricas na estação do Jardim Botânico (série 1991-2020) são de 11,3ºC em junho, 10,4ºC em julho e 11,6ºC em agosto. Significa que a mínima oficial registrada no amanhecer de hoje em Porto Alegre ficou abaixo das médias mínimas históricas dos três meses do inverno na climatologia histórica.

Observando-se o histórico de dados, a primeira mínima do ano ocorrer em junho foge ao comum, uma vez que tradicionalmente ocorrem nos meses de abril e maio. Os números mostram como o registro de hoje pode ser considerado tardio. Nos últimos 20 anos, entre 2002 e 2022, a primeira mínima sub-10ºC ocorreu uma vez em março, sete vezes em abril, dez vezes em maio e duas vezes em junho.

A previsão para Porto Alegre e Região Metropolitana para os próximos dias é que o tempo firme e ensolarado se mantenha nesta terça-feira e quarta-feira. O frio ganha força amanhã com previsão de mínimas ainda mais baixas em toda a região, ou seja, o amanhecer será ainda mais gelado. A previsão é de mínima ao redor de 5°C na Capital e ao redor de 1°C no vale do Sinos. A temperatura durante a tarde sobe aos poucos não passa muito de 16°C.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895