Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

Mais de 140 profissionais serão contratados para atendimento nas unidades de saúde

Correio do Povo

publicidade

Porto Alegre terá 116 novos leitos hospitalares para o atendimento adulto e pediátrico na Operação Inverno. De acordo com a prefeitura, 57 desses vão para a pediatria - 35 leitos clínicos, 12 de UTI e 10 de cuidados intermediários - e 59 leitos para adultos, todos clínicos. 

A Secretaria Municipal de Saúde também vai contratar 148 profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédicos.

“As ações fazem parte de um conjunto de iniciativas para reduzir a superlotação das emergências hospitalares neste período de inverno e foram antecipadas em função de um grande registro de casos de sintomáticos respiratórios, especialmente em crianças”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.

Entre as iniciativas em andamento estão a abertura de unidades de saúde em horário estendido e aos finais de semana, para dar apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera. Incluem também a vacinação itinerante das crianças nas escolas para ampliar a cobertura vacinal, ampliação de acesso a medicamentos nos pontos de cuidado e monitoramento contínuo dos indicadores para a tomada de decisão.

Atualmente, Porto Alegre conta com 4.769 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS). Desses, 404 são pediátricos clínicos e cirúrgicos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895