Na cidade de Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, ainda oito pessoas estão acolhidas em casas de parentes. Neste momento, as equipes da força tarefa estão trabalhando para restabelecer a normalidade junto a infraestrutura e mobilidade o mais rápido possível.
Em razão dos estragos provocados pelo grande acumulado de chuvas da semana passada, prefeitura decretou situação de emergência. No momento mais crítico, quando ocorreu o transbordamento do Arroio Lava Pés, as pessoas ficaram ilhadas, contabilizando 40 desalojados e outras 150 pessoas afetada pela cheia. O assentamento Padre Réus estava sem acesso porque a ponte caiu com a força da correnteza.
Com a ação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana e Corpo de Bombeiros, não há mais pessoas isoladas, e os acessos provisórios já foram instalados. As regiões mais afetadas pelo temporal foram Arroio Lava Pés, Rondina e Vila Esperança. Dados da Defesa Civil de Encruzilhada apontam que ao menos 3,5 mil pessoas foram atingidas na zona rural e outras 1.515 na zona urbana.
- Rio Ibicuí está dois metros acima da cota de inundação, e Manoel Viana soma 279 pessoas fora de casa
- Mais de 40 famílias estão fora de casa após inundação no beco Irmãos Risso, em Canoas
- Famílias atingidas pela cheia do Rio Ibirapuitã começam a retornar para suas casas em Alegrete
- Defesa Civil alerta para retorno da chuva e risco de temporais no RS