Prefeitura de Porto Alegre inicia vistoria em áreas da Zona Norte para cadastro no Compra Assistida
Expectativa é de quase 400 famílias atingidas pela enchente no dique da avenida Severo Dullius tenham seus dados coletados
publicidade
O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) inicia nesta segunda-feira, 2, as visitas técnicas para cadastro dos moradores do dique da avenida Severo Dullius, na Zona Norte de Porto Alegre, para envio ao programa de Compra Assistida do Governo Federal. A expectativa é de que as quase 400 famílias atingidas pela enchente na região tenham seus dados coletados em 10 dias úteis de trabalho de campo.
Para realizar essa etapa do processo (que se estende por outras 20 mil habitações na Capital desde setembro), foi organizada uma reunião com representantes e lideranças da comunidade. Na conversa, realizada na sede do Demhab nesta quarta-feira, 29, foram explicados como funciona a coleta de dados e a avaliação dos imóveis, além de conhecidos os cronogramas e estabelecido um canal de comunicação para futuras dúvidas.
Outros laudos - Além da reunião com a comunidade do dique da Severo Dullius, ao longo da semana ocorreram 135 vistorias em territórios impactados pela enchente, e outros 17 cadastros foram enviados para o Governo Federal. Os postos avançados da prefeitura (Ilhas, Humaitá e Sarandi) atenderam 161 pessoas buscando informações sobre o programa Compra Assistida, enquanto a sede do departamento recebeu 345 cidadãos e respondeu a 150 atendimentos virtuais por e-mail.
Lista de habilitados - Até o momento, 1.747 moradores de Porto Alegre estão habilitados a escolher um imóvel que será adquirido pela Caixa Econômica Federal - destes, 383 nomes foram publicados nos últimos dias.
Próximas regiões - O número deve seguir aumentando nas próximas semanas, tendo em vista o envio dos cadastros de moradores do dique do Sarandi (regiões a serem reassentadas conhecidas como Aderbal, Farroupilha e Minuano), e o início das vistorias por laudos individuais de casas danificadas pela enchente em duas novas áreas da Zona Norte. Os próximos laudos individuais serão feitos em residências atingidas nos bairros Jardim Leopoldina, Rubem Berta, Mario Quintana e Costa e Silva, e também entre Navegantes, Anchieta e Floresta.