Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza primeiro concurso público com cotas raciais

Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza primeiro concurso público com cotas raciais

Lei sancionada em abril estabelece que 20% das vagas sejam reservadas para pessoas negras

Otto Tesche

publicidade

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul lançará dentro de 30 dias o processo licitatório para a realização de concurso público de provimento de cargos efetivos, com previsão de preenchimento de 285 vagas. A seleção será a primeira vez desde a aprovação da chamada lei das cotas raciais, sancionada pelo prefeito Telmo Kirst em abril deste ano. A medida estabelece que 20% das vagas serão reservadas para pessoas negras. Outros 10% serão preenchidos por pessoas com deficiência. Também para o cargo de guarda municipal está previsto um percentual de 20% para pessoas do sexo feminino.

As vagas são referentes a 101 cargos de níveis fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior. Do total, 33 cargos são para cadastro de reserva e os demais para chamamento imediato. O menor salário é de R$ 1.220,85, para o cargo de servente, e o mais alto é de R$ 13.032,52, para médico de Saúde da Família. Ambos preveem carga de 40 horas semanais.

A data do concurso será divulgados após a escolha da empresa organizadora, quando for publicado o edital de abertura. No entanto, a seleção deve começar ainda neste ano. Para todos os cargos também haverá exigência de uma prova objetiva e, dependendo, de prova prática, física, avaliação psicológica e teste psicossocial. O concurso público terá validade de dois anos (a contar da sua homologação), podendo ser prorrogado por igual período. Neste ano, os candidatos poderão valer-se de uma lei municipal que prevê isenção de taxa de inscrição, mediante comprovação, para doadores de medula óssea. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895