Prefeitura e MPRS cobram Corsan por soluções para falta de água em Santa Maria
Ficou definido um prazo de 30 dias para companhia apresentar uma solução

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A falta d’água tem atingido diversos bairros de Santa Maria ao longo do último mês devido a estiagem, baixo nível dos rios e lençóis freáticos, além de danos nos sistemas da Corsan. Segundo pesquisa com consumidores realizada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) são 19 bairros, distritos e loteamentos com ocorrências de desabastecimento. "Estamos acompanhando as demandas que chegam por meio de vários canais em relação à falta de água em Santa Maria. E, tudo isso, acentuado neste período de forte calor que estamos atravessando.” afirmou o prefeito de Santa Maria Rodrigo Decimo nesta segunda-feira em reunião com equipe de representantes da Corsan nesta segunda-feira.
O diretor executivo, Alexandre Barradas, acompanhado de parte da equipe, apresentou os trabalhos da Companhia para 2025. Além disso, comprometeu-se em desenvolver um plano para resolver o desabastecimento de água em regiões de Santa Maria.
Nesta segunda-feira, representantes da companhia também estiveram reunidos com o MPRS. No encontro ficou definido o prazo de 30 dias, para a empresa apresentar um plano de ação, com diagnóstico técnico dos trechos com materiais obsoletos ou desgastados, pontos de pressão excessiva e áreas com histórico de rompimentos; cronograma de intervenções, com programação das atividades de manutenção preventiva e corretiva, com prazos definidos para cada etapa, priorizando as áreas de maior risco; descrição das técnicas e procedimentos que serão adotados para a substituição, reparo ou reforço das tubulações, garantindo a minimização de impactos aos usuários durante as intervenções e detalhamento dos recursos financeiros a serem alocados para a execução do plano, em conformidade com as obrigações contratuais e legais da Corsan.
Também ficou acordado que o município de Santa Maria acompanhe o cumprimento do cronograma que será apresentado, avalie como procederá a auditoria técnica que comprove e verifique a suficiência desse plano de ação, para viabilizar eventuais aplicações de sanções contratuais e de acordo com legislação vigente, com remessa periódica mensal à Promotoria, que encaminhará dados para setores técnicos avaliarem as ações.
A promotora de Justiça Giani Pohlmann Saad destaca que a reunião foi positiva: “pois oportunizará um diagnóstico técnico de onde a canalização possa estar obsoleta e precisando de reparos, viabilizando a atuação na prevenção a interrupções futuras e deve colaborar para os trabalhos de acompanhamento que precisam ser efetivos pelo município de Santa Maria na fiscalização do contrato de programa.”
Buscando mitigar os impactos do desabastecimento, a Defesa Civil de Santa Maria, dá continuidade, nesta segunda-feira, à distribuição de água para consumo humano e consumo animal em diversas localidades do interior do Município. A iniciativa promove o acesso à água potável para 780 famílias, o equivalente a mais de 3 mil pessoas. São cerca de 240 pontos abastecidos semanalmente, entre as caixas de água comunitárias e os mais de 150 reservatórios emprestados pela Defesa Civil Municipal.
“Esta é uma ação que demonstra o verdadeiro espírito de solidariedade e união do nosso povo. É gratificante ver a alegria e o alívio no rosto de cada família ao receber água potável. Trabalhamos incansavelmente para garantir que o acesso à água, seja uma realidade para todos os cidadãos do nosso município”, pontua a superintendente da Defesa Civil Municipal, Adriana Cheiram.
Nesta segunda-feira (10), as equipes visitaram as localidades de Picada do Arenal, Corredor dos Guerras e Vila Verde, no distrito de Passo do Verde. Também receberam a ação as localidades de Colônia Pena e Colônia Pinheiro, no distrito de Santa Flora. Aproximadamente 100 mil litros de água são entregues diariamente em quatro bairros e nos nove distritos do Interior do Município.