Cidades

Prefeitura lança no South Summit plataforma de previsão do tempo e alertas climáticos em Porto Alegre

Site POA Clima já está no ar e será alimentado, entre outros, por avisos da Defesa Civil Municipal

Apresentação da plataforma pública de monitoramento hidrometeorológico de Porto Alegre
Apresentação da plataforma pública de monitoramento hidrometeorológico de Porto Alegre Foto : Pedro Piegas

Foi lançada, nesta sexta-feira, a plataforma POA Clima, de monitoramento de dados hidrometerológicos mantido pela Prefeitura de Porto Alegre. Projeto do Escritório de Reconstrução da administração, ele está sendo alimentado com informações a exemplo da temperatura, umidade relativa do ar, entre outras informações, além de alertas climáticos da Defesa Civil Municipal.

O site já está no ar e o lançamento foi feito durante o último dia do South Summit Brazil 2025, no Cais Mauá. "Este é mais um aliado importante para reforçar a prevenção a eventos climáticos extremos em nossa cidade e que se soma aos totens de alerta e medição hidrológica, ao Centro de Monitoramento e Contingência Climática e aos medidores de qualidade do ar.”, disse Melo.

O mapa divide a cidade em 17 regiões, com base nas subprefeituras, e cada uma delas apresenta um número com um símbolo orientando a respeito do clima da região: sem risco (verde); aviso meteorológico de atenção (amarelo); alerta de perigo (vermelho) e alerta crítico (preto). No portal também será possível ver a previsão do tempo na cidade para os próximos cinco dias, nível de umidade e velocidade do vento.

Veja Também

O consórcio Catavento e Arvut Monitoramentos Hidrometeorológicos será responsável pelo serviço junto à Defesa Civil Municipal. Os alertas do clima na Capital também podem ser recebidos pelo WhatsApp, porém é preciso que os moradores se cadastrem, salvando o telefone (51) 3433-0156, enviando uma mensagem e seguindo as instruções do sistema automatizado.

“O propósito principal deste lançamento aqui no South Summit é levar informação de qualidade com a maior credibilidade possível para o cidadão. Vamos conseguir informar com maior precisão graças aos profissionais que temos na Defesa CIvil, como meteorologistas, entre outros, e antecipadamente informar através dessa plataforma. Quando for o caso de emitirmos um comunicado, seja ele um aviso meteorológico, em que se tem uma previsão de que possa acontecer, ou de um alerta em que temos uma convicção que o evento passou a ocorrer, ele vai estar ali indicando qual a região, se apenas em uma ou todas”, disse o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Evaldo Rodrigues Júnior.