Presidente do TJRS visita foros atingidos pela enchente no Vale do Taquari

Presidente do TJRS visita foros atingidos pela enchente no Vale do Taquari

Nesta quinta-feira, comitiva do TJRS visitará foros e prefeituras dos vales do Caí e Paranhana

Correio do Povo

Desembargador Alberto Delgado Neto vistoriou entulhos retirados do prédio do Foro de Estrela, no Vale do Taquari

publicidade

Uma comitiva do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) iniciou nesta quarta-feira uma série de visitas nas comarcas atingidas pelas enchentes no RS. Hoje, a atividade liderada pelo presidente do TJRS, o desembargador Alberto Delgado Neto, ocorreu no Vale do Taquari, com vistorias nos foros de Arroio do Meio e Estrela, onde foi verificada a situação dos trabalhos de limpeza e recuperação.

Em ambos os imóveis, a água do rio Taquari chegou no segundo piso, causando prejuízos patrimoniais e suspensão temporária dos serviços. A primeira cidade visitada pela comitiva foi Arroio do Meio. Segundo o desembargador, a intenção é que entre agosto e setembro seja possível retomar normalmente as atividades do foro da cidade.

“O prédio foi bastante danificado, mas tínhamos já, a partir da experiência de 2023, mecanismos de contrato sob demanda, que nos permitiram de imediato ter condições de retomada rápida dos trabalhos. Mas é muito triste ver aquilo que a gente faz com tanto carinho nestas condições. Prédios dos judiciários são prédios que atendem bem a população, mas a gente sabe que a nossa atividade é manter o atendimento à população e é nesse foco que trabalhamos sempre”, afirmou.

À tarde, a comitiva seguiu para Estrela onde, além do acompanhamento dos trabalhos de limpeza e retirada de entulhos, também foi realizada uma reunião com servidores da Justiça. Delgado Neto também anunciou que o TJRS, junto com a prefeitura, está providenciando um terreno para a construção de um novo prédio para o foro da cidade. Além disso, os serviços jurídicos na cidade serão retomados em locais provisórios, junto ao foro da Justiça do Trabalho, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), e no terceiro andar do prédio, que não foi atingido.

“Sabemos que o tempo vai resolver a situação patrimonial. O que nos trouxe aqui também foi a questão emocional dos servidores e a recuperação de referências e ambiente de trabalho para eles. Tivemos uma reunião muito produtiva e eles ficaram confortáveis no sentido de que a administração do TJRS está à disposição deles. Estamos reorganizando nosso quadro de psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais também prestar atendimento aos nossos servidores”, completou.

Nesta quinta-feira será a vez da ida da comitiva aos municípios de Feliz e São Sebastião do Caí, no Vale do Caí. Logo após, o grupo segue para Igrejinha, no Vale do Paranhana. A comitiva, em todos os municípios, também realizará visitas às Prefeituras. Também participam do grupo o 1° Vice-Presidente do TJRS, desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, e o 2° Vice, desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895