A primeira edição do Desafio de Ciclismo Sesc Pontal movimentou a zona Sul de Porto Alegre na manhã de domingo (26), reunindo mais de 250 ciclistas em percursos de 40, 80, 120 e 160 quilômetros. A largada ocorreu às 7h, no Pontal Shopping, na avenida Padre Cacique, com ciclistas de diferentes idades e níveis de experiência.
Promovido pela Velô Circus e organizado pelo Sesc Azenha e o Parque Pontal, com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, o evento teve caráter participativo e não competitivo, com intuito de incentivar a prática esportiva, o turismo urbano e a conscientização sobre segurança e proteção no esporte.
Segundo a agente de programas sociais do Sesc, Stephanie Walter de Lima, a proposta do evento é unir resistência e lazer. “É um desafio, não uma competição. Cada percurso tem um tempo limite para ser concluído, e os participantes que completam o trajeto dentro do tempo recebem medalha e certificado digital”, explicou.
- Cavalgada reúne mulheres em apoio à campanha contra o câncer de mama em Sapucaia do Sul
- Latam aproxima jovens do setor aéreo com evento na PUCRS, em Porto Alegre
- Ministério Público faz passeio histórico em alusão aos 90 anos do Parque Farroupilha
Entre os participantes, cerca de 100 ciclistas optaram pelo trajeto de 40 km, enquanto outros percorreram distâncias maiores — 80, 120 e até 160 km. Os atletas que enfrentaram o percurso mais longo tem até as 18h para cruzar a linha de chegada.
Durante o trajeto, os ciclistas precisaram registrar fotos em pontos específicos, espalhados por diversos ponto da cidade, de acordo com cada uma das equipes, para comprovar o cumprimento dos percursos. As imagens foram apresentadas na chegada e valeram como comprovante para concorrer ao sorteio de uma bicicleta.
Além do incentivo ao esporte, o desafio também promoveu uma forma diferente de vivenciar Porto Alegre. “Os participantes percorrem praticamente toda a cidade, passando por locais simbólicos e registrando suas paradas. É também uma forma de turismo”, destacou Stephanie.
Apesar de esta ter sido apenas a primeira edição, o sucesso do evento já faz com que a organização programe a segunda, que será realizada em maio de 2026.