O governo federal realizou na tarde desta quarta-feira o ato de assinatura do contrato de número 500 do programa Compra Assistida em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. Foram seis famílias beneficiadas nesta tarde, totalizando 505 contratos assinados da cidade, que foi uma das mais afetadas pela cheia histórica de 2024. No Rio Grande do Sul, o número de famílias beneficiadas já chega em 6,5 mil.
O ato contou com a participação do secretário para a Reconstrução do Rio Grande do Sul pelo Governo Federal, Maneco Hassen, do vice-prefeito de Eldorado do Sul, Giovani Bombeiro, do superintendente da Caixa Econômica Federal, Renato Scalabrin, e de autoridades locais. Além das 505 famílias beneficiadas, a cidade possui outras mais de 2 mil famílias na lista aguardando contemplação no programa.
A expectativa do governo federal é assinar outros 130 contratos nos próximos 30 dias em Eldorado do Sul. “É mais demorado do que a gente gostaria, mas as coisas estão andando. Nenhuma família com renda de até R$ 4,7 mil e que teve a casa destruída vai ficar sem moradia. Estamos em 500 contratos assinados, mas sabemos que ainda faltam outros. É um número simbólico importante para comemorarmos, ainda mais depois de tanta tragédia que passamos, especialmente aqui em Eldorado do Sul”, falou Hassen.
- Congresso Brasileiro de Economia debate reconstrução e desenvolvimento sustentável em Porto Alegre
- Jovens lançam carta compromisso por educação e justiça climática
- Cinco famílias afetadas pelas cheias são beneficiadas pelo Compra Assistida, em Triunfo
- “Um Filme de BR” tem lançamento em Porto Alegre nesta quarta-feira
O contrato de número 500 na cidade foi assinado por Loraci Leal Santiago, que reside há 22 anos na cidade. Antes da enchente, sua casa ficava na rua H1, no bairro Itaí. Depois, se mudou para outra moradia, desta vez na rua Alvício Heller, no mesmo bairro, com auxílio do programa de aluguel solidário. E essa casa em que vive desde 2024 é o local que passará a chamar de casa definitivamente a partir de agora.
“Fechamos o negócio com a antiga dona e agora estamos adquirindo o imóvel. Eu gostei do lugar e a proprietária gostou da gente. Eu gosto de morar em Eldorado do Sul e daqui não saio. É perto do meu trabalho, é perto dos meus filhos. Estou muito feliz e grata por viver aqui. Eu tenho uma raiz aqui”, contou a moradora.
O ato das assinaturas foi realizado na prefeitura de Eldorado do Sul. O vice-prefeito reforçou que este momento representará um novo início para as famílias atingidas pela enchente. “Que esse contrato conforte um pouco a perda que cada um teve. Sabemos que não foram apenas perdas materiais, mas todas as lembranças, de uma vida inteira, carregadas pela água. Hoje, assinamos o contrato 500, mas sabemos que vamos ultrapassar as 2 mil famílias beneficiadas”, completou.
Com a assinatura, as famílias já têm direito a residir no novo imóvel, apesar dos trâmites burocráticos ainda seguirem pelos próximos dias. Nesta manhã, outra ação como essa foi realizada em Triunfo, também na região Metropolitana, onde foi celebrado o contrato de número 100 do programa Compra Assistida na cidade.