Remar para o Futuro, de Pelotas, ganha nova rampa para treinamentos

Remar para o Futuro, de Pelotas, ganha nova rampa para treinamentos

Doada pela Unimed, a estrutura substitui a antiga de madeira, avariada durante as enchentes de 2024

Angélica Silveira

A nova estrutura já foi instalada e em breve deverá ser ajustada para ficar adequada para a utilização dos atletas

publicidade

O projeto Remar Para o Futuro de Pelotas segue se estruturando com objetivo de seguir formando atletas do remo. Recentemente, a iniciativa recebeu uma verba de R$754 mil do Ministério dos Esportes, que será usado exclusivamente no custeio e recursos humanos.

Segundo o coordenador do projeto, Fabrício Boscolo o dinheiro garantirá a remuneração da equipe de treinadores por dois anos. "Além disso será empregado para aquisição de coletes salva-vidas, uniformes, pequenas reformas em janelas da sede e na aquisição de algumas peças para os barcos, que demandam manutenção", relata.

Nos últimos dias o projeto ganhou mais uma ajuda, desta vez da iniciativa privada. A Unimed doou uma rampa de plástico que já foi instalada junto à sede do projeto (Aníbal Vidal) no Arroio Pelotas onde são realizados os treinamentos. Boscolo conta que a rampa já foi instalada, mas precisa de ajustes para ficar adequada. "Ela está um nível de flutuação acima do recomendado, então nos próximos dias serão instaladas bombonas para nivelamento", observa.

A nova estrutura é maior e mais segura que a antiga, de madeira, que estava avariada devido às enchentes e outros sucessivos eventos climáticos, assim como as marcas provocadas por veículos náuticos em alta velocidade no Arroio Pelotas." Isso colocava em risco a integridade física dos atletas do Remar para o Futuro, que tinham dificuldade de fazer a transição solo-água. A nova rampa, além de otimizar o embarque e desembarque, proporciona agilidade e muito mais segurança aos atletas", confirma.

Ele lembra da grande mobilização dos atletas para a montagem da estrutura." Tivemos principalmente três pessoas que foram incríveis na construção do acesso móvel a ela, que são o treinador do Paulo Daunis e os pais Juliano Lopes e Vagner Cruz, que perderam seus filhos (Samuel e Nicole) no acidente em outubro do ano passado e seguem apoiando o Remar", destaca.

Atualmente o projeto conta com 45 atletas que estão divididos em três grupos (Aspirantes, Pré- Equipe e Equipe). "Neste momento, a ajuda necessária é de empresários que queiram patrocinar o Remar para o Futuro, via lei de incentivo ao esporte, o Pró- Esporte RS", afirma. Os atletas seguem treinando visando a copa sul- sudeste de remo, que ocorre entre os dias 6 e 13 de julho em Porto Alegre.

O Remar para o Futuro é um projeto interinstitucional, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, Prefeitura Municipal de Pelotas, Clube Centro Português 1º de dezembro e Associação Remar para o Futuro Oguener Tissot, e apoio da Alltec Informática, Hirtifruti Grundmann e Unimed Pelotas.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895