Os rios Gravataí e dos Sinos, alguns dos principais da Região Metropolitana, estão com níveis estáveis nesta sexta-feira, mas, por enquanto, insuficientes para retirá-los da situação de alerta em razão da estiagem persistente. No Gravataí, pelo décimo dia seguido, as captações estão suspensas para usos que não sejam para o abastecimento humano, devido ao nível crítico.
Na Estação de Tratamento de Água (ETA) em Alvorada, de acordo com a medição da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), a cota medida foi de 1,21 metro, subindo pelo terceiro dia consecutivo, enquanto no Passo dos Negros e no Passo das Canoas, ambos em Gravataí, também a subida tem acontecido de maneira consistente.
As captações seguem normais no Sinos, e a sexta-feira é o segundo dia seguido de liberação, com o rio em estado de atenção, e não mais de alerta. A cota da Corsan em Campo Bom está em 1,90 metro, elevando-se 40 centímetros em um dia, enquanto a do Semae, em São Leopoldo, subiu para 1,70 metro, e da Comusa, em Novo Hamburgo, 2,70 metros. O estado de alerta é atingido quando a cota do Semae atinge marcas superiores a 50 centímetros e a da Corsan, em Campo Bom, 1,20 metro.
Junto à histórica ponte férrea do Sinos, no bairro Mathias Velho, em Canoas, alguns pescadores, ao contrário de outros locais, como o Jacuí, têm comemorado a maior presença dos peixes, algo que, de acordo com eles, não acontecia antes das históricas enchentes de maio de 2024. “O rio está baixo, porém eu vinha pescar com meu pai desde pequeno e não tinha tanto como agora. Não sei como está na praia do Paquetá e outros locais”, disse Silvio Roberto da Silva Gomes, que trabalha como carregador na Ceasa e é morador da Mathias Velho, em uma área duramente afetada pelas inundações.
Na manhã desta sexta-feira, ele estava com outros familiares aproveitando para assar carnes à beira do rio, como fazem com frequência. “A semana inteira a gente passa calor lá, então é muito bom passear por aqui, pra relaxar”, disse. Pelo rio, barcos passam frequentemente, já que a profundidade do canal na área é grande, variando de cinco a seis metros, de acordo com eles.