O Rio Ibicuí entrou em fase de declínio nos últimos dias e a medição no trecho da cidade de Manoel Viana, nesta segunda-feira aferiu a marca de 7,65m, dois metros abaixo da cota de inundação, que é de 9,60m. Segundo informou o coordenador da Defesa Civil local, André Meneguetti, o nível máximo atingido pela metragem foi de 14,06m, em 22 de junho, quando a cidade decretou estado de emergência.
A cheia do Ibicuí atingiu 132 famílias, em um total de 279 pessoas. Ao menos quatro pessoas de uma mesma família seguem acolhidas no ginásio Henrique Nemitz Martins. "Os bairros mais atingidos pela água são Navegantes, Restinga, Progresso e Barragem do Itu. Aos poucos as famílias iniciam o retorno para suas casas, cerca de três ou quatro, e a equipe da Defesa Civil está auxiliando no transporte de móveis e pertences."
Meneguetti informou ainda que kits de limpeza e higiene, bem como cestas básicas com alimentação e roupas estão chegando da Central de Doações do Estado como itens de ajuda humanitária aos atingidos. "As estradas vicinais foram severamente danificadas. Só na infraestrutura dos acessos, avaliamos um prejuízo de R$ 12 milhões. Entretanto, a enchente desta semana foi bem menor do que a registrada em maio do ano passado."
- Quatro pessoas seguem acolhidas na casa de parentes em Nova Petrópolis por causa das chuvas
- Com Jacuí sobrecarregado, Ilha da Pintada volta a alagar após chuvas do final de semana
- Rio Uruguai volta a subir em São Borja
- Rio Caí segue elevação em Montenegro e causa alagamentos nos bairros Industrial, Centro e Olaria
- Esgoto transborda e gera alagamentos no bairro Mato Grande, em Canoas