Santa Cruz do Sul instala placas para informar sobre proibição de aglomerações

Santa Cruz do Sul instala placas para informar sobre proibição de aglomerações

A partir de sábado, pessoas que formarem grupos com cinco ou mais pessoas podem ser multadas

Otto Tesche

Objetivo é alertar a população sobre os riscos que as aglomerações podem causar, devido à incidência do novo coronavírus

publicidade

As secretarias de Saúde, de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana, e de Segurança, Defesa Civil e Esporte de Santa Cruz do Sul instalaram nesta semana placas informativas em pontos públicos da cidade onde geralmente ocorrem aglomerações. O objetivo é alertar a população sobre os riscos que a prática pode causar devido à pandemia do novo coronavírus.

A estratégia também serve para lembrar de que, a partir deste sábado, está proibido na cidade encontros de cinco ou mais pessoas que não moram na mesma residência, conforme o decreto 10.683. As penalidades podem variar de infração média, para quem estiver em grupos de pessoas com máscara, com multa de R$ 326, e grave, no valor de R$ 3.260 para quem não estiver utilizando máscara. A fiscalização será feita pela Guarda Municipal. A medida vale para quem estiver em áreas públicas e privadas.

A pessoa que estiver nesta situação receberá uma notificação preliminar. Em caso de multa, ela terá um período para recorrer. O município também iniciou uma campanha em parceria com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ministério Público e 7º Batalhão de Infantaria Blindado para conscientizar a população e para esclarecer sobre a penalidade.

A procuradora do município, Trícia Schaidhauer, informou que o momento é delicado, com o mês de agosto ainda no inverno e o aumento nos registros por infecções respiratórias.  “É uma medida drástica, mas precisamos garantir que a velocidade do contágio se mantenha controlada e evitar o fechamento do comércio e das indústrias”, destacou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895