Cidades

Secretário de Meio Ambiente apresenta revisão do Plano Diretor na Câmara de Porto Alegre

Adaptar a cidade às mudanças climáticas e zerar emissões de efeito estufa, qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba são alguns dos propósitos apontados

Germano Bremm foi a Câmara de Vereadores para falar do novo Plano Diretor Urbano Sustentável
Germano Bremm foi a Câmara de Vereadores para falar do novo Plano Diretor Urbano Sustentável Foto : Guilherme Vivan / CMPA / CP

Durante a sessão ordinária de quarta-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, compareceu à Câmara Municipal de Porto Alegre para falar sobre o novo Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS), que vem sendo desenvolvido há seis anos. O secretário iniciou sua fala apresentando as ações participativas, que possibilitaram a contribuição da comunidade, a leitura comunitária e a leitura técnica do projeto.

Ele seguiu apresentando as propostas e objetivos do Plano Diretor. “A gente olha o poder do planejamento urbano para resolver os desafios da cidade focando nas questões básicas porque se resolvemos as questões básicas, criamos riqueza e oportunidade na cidade”, enfatizou.

Entre os propósitos apontados estão: adaptar a cidade às mudanças climáticas e zerar emissões de efeito estufa, qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba, reduzir o tempo de deslocamento nos trajetos diários, reduzir o custo da moradia e garantir o acesso de todos à cidade, fortalecer o planejamento urbano com base em dados e economia urbana.

Como proposta efetiva, Bremm citou em conjunto com o novo Plano Diretor a lei de uso e ocupação do solo, explicando que o papel do PDUS é estabelecer estratégias, objetivos gerais e como é feita a organização da cidade. Enquanto a lei de uso e ocupação do solo fornece um regramento urbanístico, do que pode ou não ser construído dentro do terreno privado de forma clara e objetiva.

Veja Também