O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) inaugurou na tarde de segunda-feira (3), a Estação GAIA, um hub de desenvolvimento em inteligência artificial voltado à modernização dos serviços judiciais. O espaço, instalado no 11º andar do prédio-sede, em Porto Alegre, integra as ações do Programa Judiciário Digital e é considerado um novo marco na política de inovação do Judiciário gaúcho.
A cerimônia também marcou o lançamento oficial do Comitê de Governança em Inteligência Artificial, presidido pelo desembargador Sérgio Fusquine Gonçalves, e a apresentação das primeiras soluções do projeto ERP – Sistema Integrado de Gestão, que passará a se chamar Sistema Ágil. As iniciativas fazem parte de uma estratégia institucional para aprimorar fluxos administrativos, ampliar a segurança da informação e fortalecer a produtividade institucional..
Para o presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, o momento simboliza um avanço histórico. “O Comitê de Governança, presidido pelo desembargador Fusquine, talvez seja hoje o mais importante de todos no Tribunal. Ele garante ética, segurança e eficiência na aplicação da inteligência artificial. Tudo o que chega aqui será analisado.Tudo isso é reflexo de magistrados e servidores completamente comprometidos e dedicados com essa instituição”, destacou.
O desembargador Sérgio Fusquine Gonçalves ressaltou a importância da integração entre áreas técnicas e jurídicas. “O comitê a Estação GAIA vão trabalhar juntos. O comitê formaliza, dentro do Tribunal de Justiça, uma governança digital, de inteligência artificial, capaz de coordenar a estrutura e manter sob o controle institucional todas as soluções atuais e futuras. E a estação é um espaço que concretiza essa convivência e terá no comitê sempre um grande parceiro”, afirmou.
- Caixa inicia contratações do programa Reforma Casa Brasil; veja como acessar
- Pesquisa sobre impacto das enchentes de 2024 chega à região Sul
- Prefeitura de Canoas implementa turno único a partir desta segunda-feira para reduzir custos
O presidente do Conselho de Comunicação Social do TJRS, desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira, explicou que a Estação GAIA reúne equipes especializadas no desenvolvimento de ferramentas de IA e destacou o impacto do ERP no aperfeiçoamento da gestão interna. “A implantação do Ágil, que é o nosso novo sistema de ERP, propicia uma dinâmica muito grande de entregas de gestão administrativa, num sistema automatizado em todas as áreas administrativas. O poder judiciário é muito grande, não é só jurisdicional, e nós temos um grande número de pessoas que trabalham. O sistema ágil, então, determina o ingresso efetivo da gestão administrativa na inteligência artificial”, explicou ele, que preside o Conselho de Inovação e Tecnologia do TJRS.
Quebrando o protocolo da solenidade, Silveira anunciou o lançamento de mais uma inovação. A GAIA Audiência Inteligente, plataforma que utiliza IA para otimizar a análise e integração de audiências gravadas aos processos judiciais. “Essa ferramenta é capaz de localizar e inserir automaticamente trechos relevantes de depoimentos dentro dos autos. O que antes levava dias de leitura e pesquisa agora é feito em minutos, com alto grau de precisão. É uma revolução na rotina dos magistrados e na celeridade da Justiça”, concluiu.