Cidades

Tradicional Encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre será realizada nesta sexta-feira

Com programação a partir das 14h30, apresentação deste ano destaca fraternidade e ecologia

Evento reúne milhares de pessoas todos os anos na Capital
Evento reúne milhares de pessoas todos os anos na Capital Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória

Nesta Sexta-Feira Santa será realizada em Porto Alegre a 66ª edição da Paixão de Cristo do Morro da Cruz, na zona Leste da Capital. A tradicional celebração de Páscoa neste ano traz novidades em sua programação.

A população pode se inscrever para carregar a cruz de Cristo durante alguns metros do trajeto, a coreografia dos soldados romanos durante a subida da procissão recebeu novos detalhes e a comunidade do bairro fará performance sobre o meio ambiente. O encerramento do evento está programado para que a ressurreição de Jesus – em um elevador de seis metros de altura – aconteça na hora do pôr do sol.

As atividades começam às 14h30 com celebração no São José do Murialdo. A partir das 15h30, começa a encenação, seguida pela procissão de 1,5 quilômetro rumo ao alto do Morro da Cruz, onde ocorre a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo, finalizada com a crucificação e sua ressurreição. A caminhada morro acima contará com músicas e apresentações.

O elenco é formado por artistas profissionais, com apoio de 60 moradores do bairro, que participarão como soldados romanos e habitantes da região. A realização é da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, em parceria com o São José de Murialdo e a Cia. Teatral Face&Carretos.

A encenação da Paixão de Cristo está alinhada com a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como temática Fraternidade e Ecologia Integral, representada por jovens do Grupo Teatral Núcleo Cultural Murialdo. No ato, serão abordados cuidados com o meio ambiente e a necessidade de evitar problemas climáticos.

👉🏼 Você pode querer ler

Páscoa e Tiradentes: saiba o que funciona durante os feriados

Elenco

Participam da Paixão de Cristo mais de 120 pessoas, sob a direção de Camilo de Lélis. Aldacir Oliboni, no papel de Jesus Cristo; Joana Cambeses como Maria, mãe de Jesus; Danny Griss no papel de Rei Herodes; Jairo Klein interpreta Pôncio Pilatos; João Lima é o Arcanjo Miguel; Rodrigo Kão no papel de Judas Iscariotes e alegoria da Morte que tenta levar consigo o Filho de Deus.

A atriz e cantora Denizeli Cardoso interpreta Veronica e o músico Eduardo Nascimento, São Pedro. Artistas circenses e bailarinos fazem as cenas do Palácio de Herodes e As tentações no Deserto. A narração do espetáculo está a cargo de Wagner Santos, ator que surgiu na comunidade do Morro da Cruz.

Veja Também

Programação

14h30 - Mensagem da Paixão

15h30 - Benção da macela e início da encenação em frente à igreja

16h15 - Procissão – subida da encenação apela rua Santo Alfredo

18h - Crucificação/Ressurreição (alto do morro)

Endereço

Rua Vidal de Negreiros, 550, esquina rua 1º de Março