Ulbra visita Hospital São Julião referência em gestão de resíduos no Mato Grosso do Sul

Ulbra visita Hospital São Julião referência em gestão de resíduos no Mato Grosso do Sul

Encontro teve como objetivo avançar nas ações para a universidade alcançar a certificação Lixo Zero

Correio do Povo

Presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke, recebeu representantes da Ulbra para mostrar o trabalho pioneiro no país

publicidade

Na última semana, a superintendente de Infraestrutura e Serviços da mantenedora da Ulbra, Aelbra, Quelin Klippel, visitou o Hospital São Julião, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Referência em empresa Lixo Zero no Brasil, a entidade se tornou o primeiro hospital a receber a certificação em todo o país.

O reconhecimento do São Julião foi obtido em dezembro de 2023. Desde então, o hospital é um exemplo a ser seguido por empresas que buscam a certificação. De acordo com o presidente da instituição, Carlos Melke, o processo de certificação da entidade iniciou há cerca de 20 anos, com a adoção de novas práticas sustentáveis. “O hospital investiu em coleta seletiva, reciclagem, compostagem e reflorestamento. Essas iniciativas resultaram no desvio de 82% dos resíduos sólidos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário”, afirmou.

Para o presidente, a visita da equipe da Ulbra ao hospital é um intercâmbio de conhecimento valioso. “É plausível supor que a disseminação das práticas bem-sucedidas do hospital para outras regiões do país seja de grande importância. Compartilhar essa expertise pode servir como modelo para outras instituições, promovendo a implementação de práticas sustentáveis e a obtenção de certificações semelhantes, contribuindo para a redução do impacto ambiental em nível nacional”, acrescentou Melke.

Veja Também

Em visita à entidade, a superintendente Quelin Klippel conheceu cada detalhe dos processos que levaram à certificação e elogiou a recepção. Quelin destacou a integração entre os processos de ponta a ponta, unificando ações de forma a minimizar os impactos em todas as esferas possíveis, como a confecção de almofadas e travesseiros para uso dos pacientes a partir de resíduos de costura. “Uma das coisas que mais impressionaram é a forma como todos os processos são pensados para minimizar o desperdício, um trabalho não só realizado pela equipe de gestão ambiental, mas com o suporte desde o setor de RH ao de Higienização”, pontuou.

Para a superintendente, a visita proporcionou um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições que será valioso para as ações que a Ulbra quer iniciar. “O conhecimento compartilhado foi de extrema importância para a implantação do programa, com bons exemplos a serem replicados referentes ao objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo, buscando zerar a quantidade de resíduos”, acrescentou.

Para a superintendente Quelin, ao buscar a certificação, a Ulbra assume a missão de fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, mas também de servir de exemplo e incentivo para outras instituições educacionais e à sociedade em seu entorno. “A Ulbra tem o poder de influenciar e engajar hábitos dos seus alunos, professores e colaboradores, promovendo práticas ambientais responsáveis e destacando-se como um modelo de inovação em sustentabilidade”, concluiu.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895