Ulbra visita Hospital São Julião referência em gestão de resíduos no Mato Grosso do Sul
Encontro teve como objetivo avançar nas ações para a universidade alcançar a certificação Lixo Zero

publicidade
Na última semana, a superintendente de Infraestrutura e Serviços da mantenedora da Ulbra, Aelbra, Quelin Klippel, visitou o Hospital São Julião, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Referência em empresa Lixo Zero no Brasil, a entidade se tornou o primeiro hospital a receber a certificação em todo o país.
O reconhecimento do São Julião foi obtido em dezembro de 2023. Desde então, o hospital é um exemplo a ser seguido por empresas que buscam a certificação. De acordo com o presidente da instituição, Carlos Melke, o processo de certificação da entidade iniciou há cerca de 20 anos, com a adoção de novas práticas sustentáveis. “O hospital investiu em coleta seletiva, reciclagem, compostagem e reflorestamento. Essas iniciativas resultaram no desvio de 82% dos resíduos sólidos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário”, afirmou.
Para o presidente, a visita da equipe da Ulbra ao hospital é um intercâmbio de conhecimento valioso. “É plausível supor que a disseminação das práticas bem-sucedidas do hospital para outras regiões do país seja de grande importância. Compartilhar essa expertise pode servir como modelo para outras instituições, promovendo a implementação de práticas sustentáveis e a obtenção de certificações semelhantes, contribuindo para a redução do impacto ambiental em nível nacional”, acrescentou Melke.
Veja Também
- Rio Grande do Sul recebe 1,4 mil novos servidores temporários e 200 efetivos para atuar na reconstrução do Estado
- GovTech Summit 2025 reunirá empresas de tecnologia voltadas ao setor público na PUCRS
- Aprovada Semana Municipal de Prevenção aos Desastres Socioambientais na cidade de Canoas
Em visita à entidade, a superintendente Quelin Klippel conheceu cada detalhe dos processos que levaram à certificação e elogiou a recepção. Quelin destacou a integração entre os processos de ponta a ponta, unificando ações de forma a minimizar os impactos em todas as esferas possíveis, como a confecção de almofadas e travesseiros para uso dos pacientes a partir de resíduos de costura. “Uma das coisas que mais impressionaram é a forma como todos os processos são pensados para minimizar o desperdício, um trabalho não só realizado pela equipe de gestão ambiental, mas com o suporte desde o setor de RH ao de Higienização”, pontuou.
Para a superintendente, a visita proporcionou um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições que será valioso para as ações que a Ulbra quer iniciar. “O conhecimento compartilhado foi de extrema importância para a implantação do programa, com bons exemplos a serem replicados referentes ao objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo, buscando zerar a quantidade de resíduos”, acrescentou.
Para a superintendente Quelin, ao buscar a certificação, a Ulbra assume a missão de fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, mas também de servir de exemplo e incentivo para outras instituições educacionais e à sociedade em seu entorno. “A Ulbra tem o poder de influenciar e engajar hábitos dos seus alunos, professores e colaboradores, promovendo práticas ambientais responsáveis e destacando-se como um modelo de inovação em sustentabilidade”, concluiu.