A Unicred tem reforçado sua presença e influência no Rio Grande do Sul com inovação tecnológica e comprometimento social. A instituição cooperativa financeira, tradicionalmente voltada ao setor da saúde, se consolida com uma estrutura nacional e unificada, também aberta para diferentes públicos.
Segundo Dr. Elias Kalil Neto, coordenador da Unicred – Núcleo Geração, a cooperativa vive um momento de transformação e expansão. Um dos principais marcos recentes é o lançamento da ZIIN, a nova Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da Unicred.
“Tudo que essas plataformas de mercado oferecem, hoje a Unicred também tem dentro de casa. A única exceção é a caderneta de poupança — todos os demais produtos financeiros estão disponíveis para o cooperado”, destacou Kalil.
A ZIIN, lançada em abril deste ano, oferece produtos como fundos de investimento e ações, com taxas competitivas e a solidez da marca Unicred. Consórcios, cartões, linhas de crédito e demais serviços seguem no portfólio da Unicred para além da ZIIN.
“Qualquer pessoa pode abrir sua conta e operar na plataforma, com a vantagem de ter o selo de qualidade Unicred”, afirmou o coordenador.
Atualmente, a Unicred do Brasil reúne 25 cooperativas singulares, reforçando sua presença em diferentes regiões do país. Embora mantenha o foco no público da saúde, a cooperativa está aberta a novos associados.
“Qualquer pessoa pode se tornar cooperada, ser dona da instituição e realizar todos os seus investimentos e operações financeiras dentro da Unicred”, completou Kalil.
- Badesul busca linhas de crédito na área de inovação e tecnologia para o Rio Grande do Sul
- Unimed Porto Alegre inaugura unidade em Capão da Canoa
- Desafios de quem empreende
Educação financeira como pilar social
Além das inovações no mercado financeiro, a Unicred também se destaca pelo seu comprometimento com a educação financeira e o desenvolvimento social. Por meio do Instituto Unicred, a cooperativa promove ações educativas em escolas, empresas e comunidades, disseminando conhecimentos essenciais para o planejamento financeiro e a sustentabilidade individual e coletiva.
O diretor regional de negócios da Unicred do Brasil, Marcelo Hoffmeister, explica que o Instituto é o braço social da cooperativa e tem a educação financeira como um de seus pilares fundamentais.
“A gente acredita muito na formação desde o jovem e na conscientização também do público adulto. Hoje, muitas pessoas caminham para um abismo financeiro sem perceber, e nosso papel é ajudar a mudar esse cenário”, ressaltou Hoffmeister.
As ações são realizadas conforme a demanda das instituições interessadas — escolas, empresas ou comunidades — e adaptadas às necessidades de cada público.
“A medida que somos acionados, buscamos conectar e encaixar esses momentos de troca na agenda. Entendemos que quando o conhecimento nasce de dentro para fora, ele se torna ainda mais transformador”, explicou o diretor.
Para Hoffmeister, o impacto das iniciativas vai além da conscientização individual: trata-se de promover uma sociedade mais sustentável e independente.
“Quando conseguimos plantar essa semente, ajudamos a construir uma prosperidade saudável, menos dependente de governos e mais baseada na responsabilidade e no planejamento de cada pessoa”, concluiu.