Usuários do Cartão SUS de Santa Cruz do Sul devem atualizar dados

Usuários do Cartão SUS de Santa Cruz do Sul devem atualizar dados

São cerca de 5,7 mil pessoas que ainda precisam regularizar o cadastro, com prazo até o dia 20 de julho

Otto Tesche

Os usuários que não atenderem ao chamado terão o registro cancelado

publicidade

A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul concedeu prazo de 60 dias para as 5,7 mil pessoas que não compareceram ao mutirão de recadastramento do Cartão SUS atualizarem seus dados. Os usuários que não atenderem ao chamado terão o registro cancelado. O município iniciou em fevereiro o esforço para regularizar a situação cadastral de 8 mil pessoas do Sistema Único de Saúde. Mas, desses, cerca de 5,7 mil não atenderam.

Os números finais da Secretaria Municipal de Saúde mostram que foram realizados 8.522 procedimentos no último mutirão. A aparente discrepância é explicada pela coordenadora do Programa Municipal de Recadastramento do Cartão SUS, Juliana Schenkel. “Muitas pessoas que vieram realizar o recadastramento não estavam na lista das 8 mil chamadas. Mesmo assim, realizamos o processo delas, o que resultou nesta quantidade final acima”, afirma.

O responsável pela Central de Regulação, Luciano Duro, explica que o cancelamento do cartão dos usuários do SUS que não fizerem a atualização é uma exigência para evitar que fiquem sem direito de receber procedimentos eletivos em relação à saúde em Santa Cruz do Sul. A lista do convocados está no site da prefeitura e eles devem ir à Central de Regulação e Agendamento até 20 de julho para efetivar o novo cadastro. O espaço fica é na avenida Independência, 100, e funciona das 7h45min às 11h15min e das 13h às 16h30min.

O número de usuários que já tiveram o Cartão SUS cancelado até agora chega a 82. Segundo Juliana Schenkel, esse dado ainda é preliminar, pois foram abertas 1,3 mil auditorias pela prefeitura, em virtude da necessidade de comprovação das informações cadastrais das pessoas. Nesse esforço, foram realizadas até o momento 468 visitas de verificação, o que gerou essa quantidade de cancelamentos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895