O primeiro voo internacional a pousar no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, tocou o solo por volta das 18h45min desta segunda-feira, 22. A aeronave fretada veio de Rosário, na Argentina, trazendo a delegação do Rosário Central, time que enfrenta o Inter pela Copa Sul- Americana, nesta terça-feira, 23, em Porto Alegre.
O voo AR1952 foi operado pela Austral Líneas Aéreas, da Argentina, usando um Embraer E190AR.
O aeroporto foi internacionalizado devido aos extensos danos sofridos pelo aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, nas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, em maio de 2024.
VÍDEO | O primeiro voo internacional a pousar no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, nesta segunda-feira, 22. A aeronave veio de Rosário, na Argentina, trazendo a delegação do Rosário Central, time que enfrenta o Inter nesta terça-feira, 23.
— Correio do Povo (@correio_dopovo) July 22, 2024
📹Cleberson Babetski / CP pic.twitter.com/exsG9mV80B
— Correio do Povo (@correio_dopovo) July 22, 2024
Condição do aeroporto salgado filho
O custo da recuperação do aeroporto está estimado pela companhia em R$ 700 milhões. A liberação total das operações, incluindo voos internacionais, está prevista para o próximo mês de dezembro. Até lá, em outubro, o aeroporto será parcialmente liberado, com a utilização de 1,7 mil metros da pista e 50 voos domésticos diários, entre 10h e 22h.