Vale do Taquari se prepara para aumento das cheias e prefeitos alertam moradores

Vale do Taquari se prepara para aumento das cheias e prefeitos alertam moradores

MetSul Meteorologia projeta uma das maiores enchentes da história na região

Correio do Povo

publicidade

Apesar da situação de relativa estabilidade nas cheias no Vale do Taquari, o momento ainda preocupa bastante a região. Tudo porque uma nova de vazão deve das águas deve atingir a localidade nas próximas horas, segundo a MetSul Meteorologia.

O nível do Rio Taquari em Lajeado e Estrela deve seguir subindo até o começo do domingo antes de se estabilizar. As medições indicaram em Estrela 21,43 metros no amanhecer de hoje e 25,16 metros no começo da tarde deste sábado, com o Taquari subindo ao redor de 40 centímetros por hora. A MetSul Meteorologia projeta uma das maiores enchentes da história no Vale do Taquari. 

Em Muçum, o prefeito Mateus Trojan fez um alerta nas redes sociais para a comunidade não se desmobilizar, seguir atenta e retirando pertences das casas. O município enfrenta problema de comunicação, com internet e telefonia.

Em entrevista para a Rádio A Hora 102.9, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, alertou que a enchente deste final de semana deve ser maior do que a de setembro. Ele pede para a população deixe suas casas e estendeu o aviso para as cidades de Muçum e Roca Sales.

Na cidade de Lajeado,  o nível do Rio Taquari chegou a 25,70m às 15h deste sábado, na medição da régua instalada na Oswaldo Aranha, em Lajeado. Foi um aumento de 30cm na última hora. O município tem 179 famílias (504 pessoas) abrigadas no Parque do Imigrante.

A cota de alerta para remoção de famílias foi ampliada para 29m para garantir que as pessoas possam sair de casa com maior segurança. O telefone da Defesa Civil para informações, situações de emergência e para solicitar remoção é (51) 3982-1150.

Mais cedo, o governador Eduardo Leite descreveu o cenário como preocupante. Em vídeo enviado nesta tarde, o chefe do Executivo estadual confirmou o alerta para uma elevação nas próximas horas do nível das águas no Vale do Taquari. Segundo ele, não com a força da enxurrada de setembro. Leite pediu que as comunidades que vivem nas áreas de risco deixem o local. 

De acordo com a Metsul, o que preocupa muito é que há grande volume de água ainda descendo da Serra pelo Rio das Antas. É o que explica que em Santa Teresa ter diminuído muito o nível de alta do rio com a passagem da primeira onda de vazão e ter aumentado muito nas últimas horas com a segunda onda de vazão.

Já o status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para "Atenção" em virtude dos acumulados de chuva e a elevação dos níveis da água no Rio das Antas. Foram adotadas medidas preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência do empreendimento, inclusive de evacuação dos moradores.

Além disso, sirenes foram acionadas para informar à população do entorno a respeito do aumento do nível da água. A margem direita da usina fica localizada em Nova Roma do Sul e Antonio Prado e margem esquerda fica situada em Nova Pádua e Flores da Cunha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895