Barragem Castro Alves entra em estado de atenção e governo faz evacuação preventiva

Barragem Castro Alves entra em estado de atenção e governo faz evacuação preventiva

Elevação dos níveis da água no Rio das Antas acionou medidas preventivas do Plano de Ação de Emergência

Correio do Povo

publicidade

O status da Barragem Usina Hidrelétrica (UHE) Castro Alves está sendo alterado para "Atenção" em virtude dos acumulados de chuva e a elevação dos níveis da água no Rio das Antas. De acordo com o governo estadual , foram adotadas medidas preventivas previstas no Plano de Ação de Emergência do empreendimento, inclusive de evacuação dos moradores. Além disso, sirenes foram acionadas para informar à população do entorno a respeito do aumento do nível da água.

A margem direita da usina da usina fica localizada em Nova Roma do Sul e Antonio Prado e margem esquerda fica situada em Nova Pádua e Flores da Cunha. 

O Executivo estadual pede ainda que, caso algum morador ainda não tenha sido mobilizado para ser retirado da área, acione as Defesas Civis dos municípios próximos à barragem (Nova Roma e Nova Pádua), a empresa Ceran (responsável pela barragem) ou a Defesa Civil do Estado.

Segundo a Defesa Civil de Nova Roma, não há mais pessoas em residências próximas da barragem. Permanecem na área de alerta três trabalhadores da balsa, que já foram orientados.

A evacuação é uma ação preventiva e, de acordo com o governo estadual, até o momento não existe indicação de anomalia do comportamento das estruturas, ou seja, não há risco de rompimento da barragem.

A Ceran segue monitorando a situação. Em nota, a empresa afirma que o "Rio das Antas está apresentando vazões similares à de 4 de setembro, podendo superá-las". 

"As barragens estão em estado operacional, não apresentam qualquer dano nem riscos estruturais nesse momento. Portanto, a condição das barragens está totalmente segura, sem qualquer risco de rompimento", continua o texto. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895