Economia

10ª edição do EmpregarRS oferta mais de 12 mil vagas de trabalho no Rio Grande do Sul

Mutirão promovido pela FGTAS ocorre em 164 agências do estado

10ª Edição do Programa EmpregarRS promovido pela FGTAS
10ª Edição do Programa EmpregarRS promovido pela FGTAS Foto : Ricardo Giusti

Um mutirão deve auxiliar pelo menos 12 mil pessoas que estão em busca de uma oportunidade profissional no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira. Isso porque a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) realiza a 10ª edição do EmpregarRS, considerado o maior evento de empregabilidade do estado. Em Porto Alegre, o mutirão ocorre até às 15h no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, com mais de 2 mil vagas disponíveis. No interior do estado, ocorre nas Agências FGTAS/Sine. O objetivo do feirão é aproximar trabalhadores e empregadores. Para participar das entrevistas, os trabalhadores devem apresentar um documento de identificação com CPF e foto, e o atendimento será por ordem de chegada por meio da distribuição de senhas.

Angela Maria Gomes, de 55 anos, há mais de cinco anos desempregada, veio de Viamão para tentar uma oportunidade de emprego. "Já trabalhei como auxiliar de limpeza, de cozinha, trabalhei em loja. Busco qualquer coisa assim", disse.

É o que busca também a cubana Dailin La Rosa, de 39 anos. “Estou aqui há 1 ano e 6 meses e minha experiência de trabalho aqui tem sido muito difícil", conta. Ela está sem trabalho há três meses. Dailin diz que as oportunidades de emprego são diferentes em comparação com Cuba. Lá, ela conseguia trabalho na área de contabilidade e informática, já aqui, como imigrante, apenas na área da limpeza. Agora, busca uma oportunidade melhor. "Estou agradecida, porque ofertaram todas essas coisas para ver se consigo sair na frente", diz.

O evento acontece nas 164 agências do Rio Grande do Sul. No Largo Glênio Peres, apesar dos portões terem sido abertos às 9h, já havia fila até mesmo antes. "Está sendo feito aqui no coração de Porto Alegre. Justamente para pegarmos um grande número de pessoas. Aqui tem o terminal de ônibus, tem o metrô, a população trabalhadora de Porto Alegre circula. Esperamos atingir um grande público e as pessoas que estejam ainda procurando trabalho, está aqui a oportunidade de sair com o seu emprego", afirmou o diretor-presidente da FGTAS, José Scorsatto.

Vagas nos setores de indústria, serviço e comércio são as mais ofertadas, afirma o presidente. "O setor do comércio, muito pelo fator do final do ano, Black Friday e Natal, começa a contratar mais. Comércio e serviços contratam muito em Porto Alegre e na região metropolitana", afirmou Scorsatto. A maioria das vagas não exige qualificação profissional, nem Ensino Médio completo. Do total de 12.573 vagas ofertadas, 85,1% não exigem experiência e 25,7% não exigem escolaridade. Por outro lado, 23,3% exigem Ensino Médio completo e 22,8%, Ensino Fundamental completo. Ainda, 85,2% das vagas são efetivas; 78,7% aceitam pessoas com deficiência e 14,3% são temporárias.

Veja Também

Para agilizar o atendimento no dia do evento, os trabalhadores poderão retirar cartas de encaminhamento para as entrevistas de emprego por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A relação de endereços das agências está disponível no site do FGTAS.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio