O Dia das Crianças foi marcado na manhã deste sábado, véspera da data festiva, pelo alto movimento no comércio no Centro Histórico de Porto Alegre. A data, de acordo com o Sindilojas Porto Alegre, movimenta R$ 303 milhões na Capital. Desde cedo, as lojas da rua Voluntários da Pátria encheram de clientes, que aproveitaram o sol e altas temperaturas em busca de brinquedos, roupas, calçados e demais itens para presentear os pequenos e a família. E para atrair a clientela, vale de tudo, desde carrinho de pipoca grátis até um boneco gigante anunciando produtos.
Gerente de uma loja de calçados aberta há cinco anos na Voluntários, Yasser Khalil contou que, neste ano, a data foi surpreendente. “Arrancamos o dia muito bem, distribuindo guloseimas e brindes para a criançada, chamando pelas redes sociais o que gerou um movimento muito bom e influenciou de maneira positiva”, salientou ele, acrescentando que os itens para crianças representam, em média, 30% das vendas durante o ano todo, mas nesta época, o número sobe para 80%.
Em um bazar, o proprietário Ivan José Rodrigues contou que a busca por brinquedos em seu negócio neste ano está mais fraco do que em 2024, muito por conta de que, no ano passado, houve mais vendas em parte para repor o que havia sido perdido em razão das enchentes. A chegada de mais concorrentes também foi outro fator de influência, segundo ele. “Estes novos negócios, às vezes, acabam trazendo brinquedos mais tecnológicos, que chamam a atenção, enquanto nós preferimos trabalhar mais com o tradicional”, salientou Rodrigues.
Na loja de calçados, a aposentada Ana Vieira veio com a filha, a auxiliar administrativa Bruna Vieira, e a neta Mellinda, 7 anos, em busca de itens, e a família, que é do bairro Partenon, na Capital, acabou saindo com sete caixas. “O presente dela está definido, será um smartphone, mas ela só vai ganhar se for bem na escola. Agora estamos fazendo as compras ‘normais’. Não vi em outros lugares, já somos clientes deste comércio há muito tempo e sempre têm ótimos preços e somos bem atendidas”, comentou Ana.
"Economia prateada”
De acordo com o Sindilojas Porto Alegre, as lojas da Capital podem abrir no domingo, que é feriado, desde que respeitem as regras da convenção coletiva de trabalho da categoria. Para o Dia das Crianças, a entidade disse haver um cenário de otimismo e confiança do consumidor gaúcho. O levantamento do Sindilojas indicou um aumento na participação dos avós, cujos gastos são impulsionados pela “economia prateada”.
A parcela de pais presenteando filhos é de 40,8%, queda sobre 2024, quando eram 46,8%, e de avós presenteando netos subiu de 29% no ano passado para 31,3% em 2025. A procura por brinquedos disparou, crescendo 10,5%, sendo a escolha de 57,8% dos consumidores, seguido por roupas (38)%, calçados e bicicletas (9,5% cada). 42% dos consumidores pretendem gastar mais e 38% o mesmo valor do que no ano passado, e o gasto médio total é de R$ 488,07.
Já o CDL POA apontou que 39,9% dos consumidores não estabelecem uma idade limite para presentear no Dia das Crianças, indicando que são lembrados filhos, sobrinhos e netos adolescentes e até adultos. A Internet apareceu no levantamento como local preferido de compra, com 42,1%, seguido por por lojas de shopping (40,1%) e lojas de rua (28,2%). 44% dos entrevistados disseram, ainda segundo o CDL POA, realizar as aquisições na semana do Dia das Crianças, contra 10,4% na véspera e 2,9% apenas no próprio dia.