A terceira data mais importante para o varejo brasileiro, o Dia das Crianças, deve movimentar R$ 303 milhões, segundo projeção do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas). O valor representa um crescimento de quase 20% em relação ao ano passado, quando a movimentação estimada foi de R$ 254 milhões.
De acordo com pesquisa da Câmara dos Dirigentes Logistas de Porto Alegre (CDL Poa) o comportamento de compra segue concentrado nos últimos dias antes da data, sendo que 44% dos consumidores pretendem adquirir os presentes nesta semana, enquanto 10% deixam a compra para o próprio dia 12. “As pessoas estão deixando para a última hora. A movimentação nas lojas cresceu bastante nesta reta final, e a perspectiva é boa entre hoje, amanhã e domingo”, afirmou o presidente da entidade, Irio Piva.
No comparativo com o ano passado, quando a cidade ainda vivia o período pós-enchente, o dirigente diz que o comércio espera desempenho semelhante em termos de volume de vendas, mas com movimentação de valores superiores, considerando a inflação. “Em valores nominais, certamente haverá aumento, pela correção inflacionária. Mas o comportamento de compra está muito parecido com o de 2024”, avaliou.
O levantamento da CDL indica que brinquedos (38,2%) continuam sendo o presente mais desejado pelas crianças, seguidos de celulares (19,7%) e videogames (12,6%). As faixas etárias mais presenteadas estão entre 7 e 12 anos (52,4%).
- Projeto incentiva profissionais a empreender depois dos 40 anos
- Trump ameaça aumentar tarifas contra a China após restrições a exportações estratégicas
- A urgência de recuperar solo e água no Rio Grande do Sul
Além dos pais, os avós aparecem como importantes compradores, o que tem refletido diretamente no movimento das lojas físicas. “Os avós estão curtindo mais os netos e comprando junto com eles, especialmente nesta semana. E esse é um público que compra presencialmente, não pela internet”, observou Piva.
Apesar disso, o comércio eletrônico segue em expansão. A pesquisa indica que 42,1% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar pela internet, superando ligeiramente as lojas de shopping (40,1%).
O presidente da CDL Poa também alertou para a escassez de mão de obra, que tem preocupado o setor às vésperas de datas como a Black Friday e o Natal. “Praticamente todas as empresas estão com dificuldade para contratar. O mercado de trabalho está aquecido, e a necessidade de reforço nas lojas aumenta neste período”, destacou.
Conforme o Sindilojas, as lojas da Capital poderão funcionar normalmente no feriado de domingo, desde que respeitem as regras previstas na Convenção Coletiva de Trabalho. Segundo o sindicato, o horário de funcionamento das lojas de rua fica a critério de cada empresa, enquanto os shoppings seguem seus próprios horários.
Lojistas esperam bons resultados no final de semana
Se para as entidades a expectativa é de um movimento maior às vésperas da data, para os comerciantes a situação não é diferente. Gerente da loja Superlegal Brinquedos da rua dos Andradas, no Centro Histórico de Porto Alegre, Michelle Souza da Luz reforça que as compras melhoraram nos últimos dias.
“Na quinta na sexta-feira já deu uma melhorada no movimento. No sábado, com certeza o fluxo de clientes será ainda maior, pois muitas pessoas deixam para fazer as compras na última hora”, relata.
Segundo Michelle, a loja buscou reforçar o número de funcionários e preparou o estoque, visando a movimentação que, a partir do Dia das Crianças, aumenta nos últimos dias do ano. “A nossa expectativa ´é de crescimento de 10% em relação ao ano passado. O estoque está bem cheio e estamos com muitas promoções”, completa.
Entre os clientes que aproveitaram a sexta-feira para garantir a compra está a biomédica Elisangela Xavier Rodrigues, que levou a filha Mariana, de 10 anos, para escolher o presente na loja. “A gente deixou para vir hoje escolher, pois ainda está meio indecisa. Ela tem gostos peculiares como brinquedos em miniatura, como carrinhos. Optamos por vir pessoalmente na loja por saber que terá alguma opção certeira, que ela vai gostar”, conclui.