"Quanta gente que está com a mesma idade que eu também pode recomeçar e ainda tem uma vida inteira?". Esse questionamento levou o empresário, comunicador e palestrante Fabinho Vargas, CEO do projeto, a colocar no papel um projeto que ajudasse profissionais com mais de 40 anos a recalcular a rota e entender que ainda não é tarde para crescer com o empreendedorismo. Juntamente com os sócios Fábio Bernardi e Fernando Puhlmann, o trio organizou o evento Summit Empreender 40+, que pretende reunir 800 participantes no dia 29 de outubro, uma quarta-feira, no Teatro do Bourbon Country.
Em visita ao Correio do Povo nesta sexta-feira, Vargas, que é autor do livro “Empreender 40+: quando a bagagem vira vantagem”, e também carrega trajetória como músico no grupo Tchê Guri, contou sobre como sua vida transformou-se ao pesquisar sobre o aumento da expectativa de vida, como a transição demográfica redefine o mercado de trabalho e o empreendedorismo, e a visão de que a população que já passou dos 40 anos são impedidas de começarem projetos novos.
Ele, que concluiu sua primeira graduação aos 40, entende que essa “revolução silenciosa” desafia estereótipos, e que é preciso investir na capacitação e reposicionamento de profissionais que podem contribuir com o ciclo de geração de valor no país. “A gente tem que entender que existem inovações na cabeça de muita gente com 50, 60, 70, 80 anos”, defende. Para isso, tem desenvolvido ações dentro do sistema Empreender 40+, que, na sua visão e dos sócios, deve consolidar-se como um ecossistema nacional.
O projeto também objetiva desconstruir a ideia de preconceitos etários, por conta da idade, e geográficos, de que apenas nas capitais há cadeiras para os empreendedores sentarem. Com o slogan "a experiência é o maior ativo", os idealizadores também defendem que pessoas com mais de 40 anos têm mais contatos e networkings desenvolvidos ao longo da vida, e a maior experiência em comparação com os mais jovens pode auxiliar nesse processo.
O evento busca reunir profissionais experientes em transição de carreira, executivos em busca de reinvenção, empreendedores iniciantes ou em reestruturação e interessados em capacitação, aprendizado e novas conexões. Entre a programação, que inclui painéis, workshops, histórias reinvenção profissional e espaços de networking, terão palestras com nomes de referência nacional, como Pedro Janot, Aod Cunha, Cris Paz, André Foresti, Fátima Torri, Alice Urbim, Rodrigo Sabiah, Michel Couto, Danielle Cosme, Vinicius Mendes Lima e Jair Kobe, e encerramento com o governador Eduardo Leite.
No evento, também será lançada uma plataforma destinada ao mesmo público, que contará com cursos, treinamentos, networking e confrarias. “Vai ser um lugar para as pessoas buscarem parceiros de negócios, um ambiente dedicado a esse público que está com mais de 40 anos e que, às vezes, a sociedade, por um preconceito etário, deixa de fora e, se quiser, entra só com o trem andando”, conta.
- Fiergs, universidades e governo lançam manifesto para atrair empresas de tecnologia de ponta ao Rio Grande do Sul
- Indústria cresce em 9 dos 15 locais pesquisados em agosto, aponta IBGE
- Mercosul e Canadá retomam negociações para acordo de livre comércio
As inscrições para o Summit Empreender 40+ estão abertas no site empreender40mais.com.