Bloqueio: Mais de cem mil números de telemarketing foram cadastrados no RS

Bloqueio: Mais de cem mil números de telemarketing foram cadastrados no RS

Nos seis anos da lei, ocorreram 4,9 mil denúncias ao Procon gaúcho

Samuel Vettori / Rádio Guaíba

publicidade

Criada em 2009, a lei que propôs colocar um fim nas ligações indesejáveis de empresas oferecendo produtos e serviços, o chamado telemarketing, resultou em quase 105 mil números de telefones cadastrados pelo Procon gaúcho. A média é de dois por reclamante, já que cerca de 50 mil usuários se utilizaram do serviço. Cada pessoa pode registrar até três números.

O usuário que, após fazer o cadastro, tornar a receber uma ligação indesejada, precisa denunciar o abuso. Nos seis anos, foram 4,9 mil denúncias. Em caso de continuidade do telemarketing indesejado, um processo é aberto. No período, foram iniciados 572. O Procon-RS, que coordena o sistema de bloqueio, não sabe, no entanto, informar o total de multas já aplicadas. O desrespeito ao pedido para cessar as ligações implica em multa de R$ 10 mil por chamado telefônico. O dinheiro vai para o Fundo Estadual de Defesa do Consumidor.

Ao todo, 1,8 mil empresas foram cadastradas, ou seja, foram citadas pelos consumidores que se sentiram incomodados com a ligação telefônica oferecendo produto ou serviço. As de telefonia foram as campeãs, explicou a assessora jurídica do Procon, Carline Raddatz. Qualquer empresa pode ter acesso ao sistema e identificar quem não quer receber telefonemas de telemarketing.

Para fazer a denúncia, é preciso acessar o site do Procon estadual, procurar o link que do bloqueio de telemarketing, que está em destaque, e fazer o registro de até três telefones nos quais não quer receber ligações. Só o titular pode fazer o cadastro.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895