A agência de desenvolvimento Invest RS, criada em 2024 para apresentar as potencialidades do Estado e captar investimentos para as cidades gaúchas, apresentou nesta quarta-feira o balanço dos primeiros seis meses de atividades. Até o momento, a agência realizou cerca de 500 contatos com embaixadas, órgãos e empresas interessadas em empreender no RS. Além disso, o presidente da entidade, Rafael Prikladnicki, anunciou a abertura de um escritório em São Paulo.
Ele informou ainda que, as 500 conversas iniciadas evoluíram para 32 projetos em gerenciamento, sendo que 10 destes possuem termos de engajamento assinados – a maioria com acordo de confidencialidade. Prikladnicki apontou que o investimento projetado pode chegar a R$ 5 bilhões, com a previsão de criação de cerca 4,5 mil empregos no RS. Desde a sua criação, a Invest RS participou de 13 feiras e seis missões internacionais.
Ao todo, a expectativa é concluir 2025 tendo participado de 21 eventos internacionais. Até a segunda quinzena de julho, a Invest RS deverá lançar um painel de dados com informações para divulgação das potencialidades do Estado. Já o escritório, que ficará na avenida Faria Lima, em São Paulo, está previsto para inaugurar na próxima segunda-feira, que será liderado pelo vice-presidente da agência, Eduardo Lorea.
- Leite lança programa RS Qualificação Recomeçar com cerca de R$ 40 milhões para fortalecer empregabilidade
- Sob críticas, ANP leiloa 19 blocos de petróleo na foz do Amazonas por R$ 844 milhões
- Maior evento de Carlos Barbosa, 33ª FestiQueijo fomentará Serra Gaúcha a partir do turismo gastronômico
“O que temos feito nesses primeiros seis meses é um trabalho de promover o Estado atrair turistas, para atrair moradores, residentes e para atrair investidores. Tem trabalhado e intensificado essa agenda para que o Estado se torne um lugar atrativo. Desde o início, estamos indo atrás das oportunidades onde quer que elas estejam. E o escritório em SP vai nos permitir competir em igualdade com outros estados”, afirmou.
A apresentação do balanço foi acompanhada pelo secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo. Ele destacou o potencial do RS em áreas como inovação, energias renováveis, biocombustíveis e proteína animal, além de reforçar a necessidade de tornar os municípios gaúchos mais preparados e atrativos para receber investimentos.
“Dificilmente as oportunidades vão aparecer para quem não se apresentar ou se fazer presente. Nos últimos anos, o RS evoluiu muito para criar um ambiente de negócios apropriado para receber empreendimentos”, completo.