Com a missão de formar uma ponte entre a academia e o mercado, impulsionando a inovação, o empreendedorismo e a pesquisa científica e tecnológica, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul promove nesta terça-feira um evento voltado a estudantes, pesquisadores, empresários e empreendedores envolvidos em grupos e projetos de pesquisas e inovação, spin-offs e startups. O Ufrgs Inova acontece nos arredores do Centro Cultural até o final da tarde desta terça-feira, e promove workshops, palestras, espaços de pitches e troca com startups.
O ecossistema tem parceria do governo estadual e de outras instituições de ensino, e conta com o apoio do Fundo Amanhã, associação sem fins lucrativos de ex-alunos da Ufrgs, da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico da Ufrgs (Sedetec) e do Parque Científico da Ufrgs.
O objetivo é impulsionar a inovação e o empreendedorismo dentro da universidade, afirma Ana Beatriz Michels, coordenadora do evento representando o Sedetec. "Desde quando a gente começou a planejar, sempre teve esse olhar de dentro para fora e de fora para dentro, de tudo que é desenvolvido aqui na universidade e para transformar a inovação nesse impacto para a sociedade", explica.
Ao longo do dia, serão ofertados workshops, espaços de conexão e matchmaking, painéis no palco principal e stands de startups, spin-offs, grupos de pesquisa e parceiros da universidade. Os principais destaques do evento estão nas palestras, painéis e workshops com nomes de referência no mercado e na academia, que devem tratar de temas relacionados à Inteligência Artificial, inovação e o futuro da tecnologia. Além disso, trilhas de pitches, como oportunidade de conhecer startups, grupos de pesquisa e empresas juniores da Ufrgs; sessões de matchmaking. O evento acontece nos arredores do Centro Cultural, no saguão principal e nas salas Jacarandá, Abacateiro, Limoeiro e Coqueiro.
- Produção industrial cai 0.4% em setembro, aponta IBGE
- 13º salário: primeira parcela deve ser paga até 28 de novembro
- Câmara aprova retirada de R$ 3 bilhões em investimentos de Defesa da meta fiscal de 2025
"Nosso objetivo é fazer com que a universidade vá para o mercado, mas também trazer aqueles ex-alunos que estão no mercado a olhar novamente para a universidade, e lembrar da inovação de todas as atividades e projetos que têm aqui dentro", afirma Fabrício Leal Nunes, da coordenação do Fundo Amanhã, que busca trabalhar inovação e empreendedorismo entre egressos da universidade.
Representando o Parque Científico da UFRGS, o coordenador Tiago Quim ressalta a importância da junção entre academia, pesquisa, extensão e mercado, e incentivar essa aproximação por meio da pesquisa e extensão da universidade. "É muito importante ter um evento desse cunho, porque a gente é uma vitrine para mostrar o que que realmente está sendo desenvolvido dentro da da dos laboratórios", diz.