Energias renováveis são foco do fórum nesta terça em Porto Alegre
Debates contarão com representantes do setor para tratar de caminhos para a transição energética no Rio Grande do Sul

publicidade
Mais de 300 pessoas estão inscritas para participar do 5º Fórum de Energias Renováveis, que ocorre nesta terça (10) no Teatro CIEE-RS Banrisul, na rua Dom Pedro II, 861, em Porto Alegre. O Correio do Povo, que realiza o evento junto com o Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), transmitirá a programação pelo seu canal no YouTube.
Estão previstos painéis para debater a transição energética, as novidades da área e a visão do setor público e privado. O objetivo também é fazer uma discussão conjunta e ampliada sobre todas as fontes renováveis.
“Vamos mesclar todas as fontes em todos os painéis, o que vai trazer também essa transversalidade que vem sendo tão solicitada. Vamos mostrar o impacto positivo em diversos setores, não só ficar fechado aqui nos setores de energia”, adiantou a presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal.
Veja Também
- Saiba quais são as expectativas para o 5º Fórum de Energias Renováveis
- Conheça os palestrantes confirmados para o 5º Fórum de Energias Renováveis
- Saiba tudo sobre o 5º Fórum de Energias Renováveis
Segundo a entidade, o RS tem necessidade de crescer em capacidade instalada de energias renováveis em pelo menos 30% no menor prazo possível. Com esse aumento, o Estado alcançaria a autossuficiência energética. “Precisamos parar de importar energia”, declarou Daniela. Segundo ela, a produção local incentiva a indústria gaúcha, assim como a educação, além de estimular a arrecadação de impostos no RS.
Ainda de acordo com a presidente do sindicato, a capacidade instalada do RS precisa crescer ainda mais a longo prazo, tendo em vista o desenvolvimento de alguns setores industriais que devem ser incrementados no Estado.
A edição deste ano conta com apoio do CIEE-RS e patrocínio de CREA-RS, BRDE, Sulgás e Senar-RS. As inscrições para assistir ao 5º Fórum de Energias Renováveis são gratuitas e estão disponíveis na plataforma Sympla.
Cronograma
8h Recepção e credenciamento
9h Abertura
Presidente do Sindienergia-RS, Daniela Cardeal, e vice-presidente do Transforma RS, Humberto Busnello.
10h Painel 1 - Visão Privada: Adição energética
Gerente executiva de relações institucionais, Carolina Bahia, superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do CREA-RS, Renê Reinaldo Emmel, diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Corsan, Liliani Cafruni e vice-presidente do SIndienergia-RS, Rafael Salamoni (moderador).
11h30min Painel 2 - Todas as energias
Diretor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, diretor de Hídricas, Roberto Zuch, diretor de Solar, Frederico Boschin, diretor de Bioenergias, Luiz Antonio Leão, vice-diretor de Transmissão, Marcos Daruy, diretor de Hidrogênio Verde, Fernando Estima, coordenador de Comerc, Wolf Rowell (moderador).
13h05 Intervalo
14h30min Painel 3 - Transição energética justa
Diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho, presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, coordenador do Conselho de Articulação Parlamentar da Fiergs, Diogo Paz Bier, presidente da Famurs, Adriane Perin, e diretor de Eólicas, Guilherme Sari (moderador).
15h35min Intervalo
Painel 4 - Visão Pública: próximos passos
Diretor-presidente da Fepam, Renato Chagas, diretor de Energia da Sema, Rodrigo Huguenin, secretário-executivo do Sedec, Diogo Leuck, diretor de Atração de Investimentos e Promoção Comercial da Invest RS, Fabrício Forest, diretor-presidente do Badesul, Claudio Gastal, superintendente da Agência RS do BRDE, Paulo Raffin, e diretor de Hidrogênio Verde, Fernando Estima (moderador).
17h40min Encerramento
Rafael Salomoni e Guilherme Sari
18h Coletiva de imprensa