Fórum de Energias Renováveis debate o futuro, nesta quinta-feira em Porto Alegre
Parceria entre o Correio do Povo e o Sindienergia-RS traz mais uma edição do evento que reúne especialistas no CIEE-RS na Capital
publicidade
O terceiro Fórum de Energias Renováveis ocorre, nesta quinta-feira, no Centro de Eventos do CIEE-RS em Porto Alegre. A recepção começa às 8h e os painéis, a partir das 9h, com abertura do presidente do Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS), Guilherme Sari. Ele representa a entidade que, junto com o Correio do Povo, realiza o evento, que segue até as 19h.
Especialistas, gestores públicos e representantes de empresas e entidades debaterão os temas relacionados com a transição energética. De acordo com Sari, muitas evoluções já ocorreram neste tema, mas há espaço para mais desenvolvimento dos setores envolvidos. “A gente não pode parar nesse processo de aproximar, cada vez mais, o governo do setor industrial e, principalmente, dos empresários, que são as pessoas que vão tomar as decisões nos investimentos”, avaliou.
Participam da abertura a secretária estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Marjorie Kauffmann, o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, e o presidente do Badesul, Claudio Gastal. Logo após, estão previstos para o turno da manhã painéis sobre as percepções da gestão pública e de entidades e sobre capacitação.
À tarde os debates abordarão assuntos como o uso dos recursos hídricos, bioenergias, energia solar e energia eólica. Mediador de um dos painéis, o diretor regional da Associação Brasileira da Geração Distribuída (ABGD), Tiago Cassol Severo, assinalou a importância do debate, já que fontes renováveis, como a solar, geram milhares de empregos e têm um relevante impacto na sociedade. “Não só em relação à nossa matriz energética, mas também econômica”, acrescentou.
A consultora em gestão ambiental e fundiária, Karin Correa, que mediará o painel sobre recursos hídricos, entende que a segurança energética será possível quando houver uma matriz diversificada de recursos. “Temos fontes intermitentes que dependem de sazonalidades, como sol e vento, e essas energias, como base do sistema, são fundamentais. Mas nunca sozinhas e sim parte de uma composição”, frisou a especialista.
O evento já está com capacidade de inscritos esgotada, mas os interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelas plataformas digitais do Correio do Povo neste endereço. Os veículos do Grupo Record RS farão toda a cobertura da programação.
Mais informações estão disponíveis no site. O Centro de Eventos do CIEE-RS, onde ocorre toda a programação nesta quinta, fica localizado na avenida Dom Pedro II, 861, no bairro Higienópolis em Porto Alegre.
A agenda está disponível no link.