Falta de funcionários prejudica atendimento em INSS de Porto Alegre
Com apenas um funcionário, agência da Azenha atendeu apenas beneficiários que já tinham horário marcado
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Ao chegar ao local, os beneficiários que não tinham atendimento agendado eram orientados a buscar outra agência ou tentar fazer a marcação pela Central de Atendimento 135. Em busca dos documentos de um processo, o morador de Porto Alegre Gustavo Araújo peregrinou para tentar conseguir uma cópia de documentos que solicitou ao INSS.
O impasse era porque os dados só estavam disponíveis na unidade da Azenha. “Vim e soube da restrição do atendimento. Fui até uma outra agência no Centro, mas fui orientado a ter que voltar aqui. Tomara que agora consiga”, comentou ele.
Segundo a gerência do INSS em Porto Alegre, o problema mais crítico foi no turno da manhã, uma vez que dois funcionários estão em férias e outros dois em licença-saúde. Em função da restrição, a prioridade de atendimento foi para aqueles que tinham horário agendado, que envolvem normalmente situações de abertura de pedidos de aposentadoria ou perícia. Agora houve prejuízos aos atendimentos espontâneos. Porém, a recomendação da gerência é que estes casos normalmente podem ser resolvidos pela Central de Atendimento no telefone 135 ou pela internet.