Economia

Feira da Rede de Farmácias Associadas projeta movimentar R$ 120 milhões em Gramado

Considerada a maior do ramo no Sul do país, feira promete lançamentos de produtos da marca própria

Diretor da Rede de Farmácias Associadas, Ben Hur Jesus de Oliveira, em visita ao Correio do Povo
Diretor da Rede de Farmácias Associadas, Ben Hur Jesus de Oliveira, em visita ao Correio do Povo Foto : Ricardo Giusti

Mais de 3,5 mil pessoas devem participar da 18ª Convenção e Feira de Negócios da Rede de Farmácias Associadas, que ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro no Serra Park, em Gramado. O evento, que é considerado o maior do setor no Sul do país, projeta chegar a R$ 120 milhões em negócios no ano passado, superando os R$ 100 milhões registrados no ano passado.

Além do volume de transações, a edição deste ano também tem o intuito de marcara a expansão da marca própria da rede, com o lançamento da fralda Crescendo Premium, produto dermatologicamente testado, hipoalergênico e desenvolvido com a tecnologia de "tubos mágicos", que promete até 12 horas de proteção.

Com o produto, a rede aposta na ampliação do portfólio exclusivo dos associados, alinhada à tendência de crescimento das marcas próprias no varejo farmacêutico. Segundo a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro), esse mercado cresceu 27,4% na América Latina, contra 3,5% na média global.

Veja Também

“O resultado de 2024, em meio às dificuldades trazidas pela enchente no Rio Grande do Sul, surpreendeu positivamente, com R$109 milhões em vendas. Para este ano, esperamos quebrar o recorde e dar mais competitividade aos nossos associados", afirma o presidente da rede, Ben Hur Jesus de Oliveira.

Na programação do evento, o sábado (18) será reservado exclusivamente aos associados, em formato de convenção, com programação voltada à gestão e inovação no varejo. O consultar de mercado Fabiano Zortea apresentará tendências do setor, enquanto o pesquisador Dado Schneider discutirá o choque de gerações no ambiente de consumo e trabalho, temas diretamente conectados aos desafios da competitividade no varejo farmacêutico.

Expansão a nacional

Embora nascida no Rio Grande do Sul, a rede avança sobre outros estados e amplia sua capilaridade. Para a edição de 2025, estão confirmados expositores e empresários de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal.

De acordo com a organização, foram negociadas condições adaptadas aos diferentes regimes tributários, além de trazer fornecedores regionais para estimular a integração com as novas praças. “A expectativa é de que mais de 90% do poder de compra do setor esteja representado. Esse encontro é estratégico para consolidar a presença nacional do modelo associativista que nos diferencia”, completa Oliveira.

Atualmente, a rede soma 1,8 mil lojas, gera mais de 12 mil empregos e projeta encerrar o ano com crescimento no faturamento e na expansão física. Para 2026, a meta é superar a marca de 2,1 mil unidades.

Programação

15/10 – Quarta-feira

  • 14h: Abertura da Feira de Negócios
  • 20h: Solenidade de abertura, coquetel e show com Maik Salgado

16/10 – Quinta-feira

  • 9h: Feira de Negócios
  • 20h: Encerramento, coquetel e show com Gaúcho da Fronteira

17/10 – Sexta-feira

  • 9h: Feira de Negócios
  • 17h: Sorteio de prêmios de expositores
  • 19h: Encerramento, coquetel e show com Banda Virozueira

18/10 – Sábado (Convenção Exclusiva para Associados)

  • 8h30: Abertura com Jazz Cinnamon
  • 9h: Palavra do presidente Ben Hur Oliveira
  • 9h30: Prêmios e sorteios
  • 10h30: Palestra de Fabiano Zortéa
  • 11h30: Palestra de Dado Schneider
  • 12h30: Encerramento

Marketing x Vendas: Como acabar com a rixa e impulsionar resultados nas empresas

Alinhamento entre equipes ainda é desafio — especialistas do ecossistema de inovação do Instituto Caldeira discutem soluções práticas para integrar marketing e comercial