IBGE: dificuldades para processos de inovação em empresas reduzem no Brasil

IBGE: dificuldades para processos de inovação em empresas reduzem no Brasil

De acordo com empresas, cenário está mais favorável para entrada de iniciativas inovadoras

Correio do Povo

De acordo com empresas, cenário está mais favorável para entrada de iniciativas inovadoras

publicidade

Apesar do número de empresas que investem em inovação no Brasil ter recuado no ano de 2022, o cenário para a introdução de iniciativas inovadoras nas companhias brasileiras está mais favorável. O dado é da mais recente Pesquisa de Inovação (Pintec) Semestral 2022: Indicadores Básicos, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada na manhã desta quarta-feira.

A Pintec ouviu 9,5 mil empresas com mais de 100 trabalhadores no Brasil das indústrias extrativas e de transformação. O estudo apontou que 47,9% das empresas deste segmento enfrentaram dificuldades para realizar "atividades inovativas" em 2022. O número representa uma queda ao coletado em 2021, quando se registrou 59,1%.

Conforme o levantamento, as atividades em que o maior percentual de empresas inovadoras relativamente enfrentou maiores dificuldades para inovar foram:

  • Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (65,9%)
  • Fabricação de produtos de madeira (63,1%)
  • Preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados (62,4%).

Em contraponto, apenas 12,3% das empresas do setor de Fabricação de produtos do fumo apontaram algum obstáculo às suas atividades inovativas.

Economia predomina

Entre os problemas para a entrada da inovação nas empresas pesquisadas, os fatores de natureza econômica foram os mais apontados.

  • Instabilidade econômica (45,6%)
  • Acirramento da concorrência (43,5%)
  • Capacidade limitada dos recursos internos (41,3%).

Justamente no segmento de "Fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêuticos" que apresentou mais dificuldades gerais, foi onde a economia pesou no período pesquisado. A “Instabilidade econômica” e o “Acirramento da concorrência” apresentaram maior dificuldade relativa para, respectivamente, 62,8% e 64,8% das empresas inovadoras com 100 ou mais pessoas ocupadas.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895