Número de emplacamentos cresce no Estado

Número de emplacamentos cresce no Estado

Setor prevê estabilidade ou queda de 3,5% em nível nacional para este ano

Correio do Povo

publicidade

Os emplacamentos de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários), somaram no Rio Grande do Sul, 323.116 unidades em 2013, ante 321.516 unidades em 2012, numa alta de 0,50%. O índice de crescimento foi superior ao nacional, que contabilizou 2,29% de queda nas vendas de veículos.

Na avaliação por segmento, o Estado apresentou alta em praticamente todos os setores. Automóveis e Comerciais Leves – O volume de emplacamentos de automóveis e comerciais leves alcançou 247.924 unidades no acumulado de 2013, contra 242.718 no ano anterior (aumento de 2,14%).

A desaceleração da economia apontava para um empate técnico ou mesmo uma possível queda nas vendas de veículos em 2013 no Estado. Para o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do RS, Fernando Esbroglio, houve uma melhora nas vendas no mês de dezembro fomentada pelo término do desconto de IPI e o aumento no valor do veículo com a entrada das novas exigências em segurança em Air Bag e ABS.

“Ficamos positivamente surpresos com o crescimento nas vendas no mês de dezembro, ainda é cedo para falar de expectativas para 2014, mas é certo que o setor irá acompanhar o desempenho do PIB do Estado”, explica Esbroglio.

Estabilidade ou queda em 2014

Para 2014, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) projetou dois cenários para as vendas de veículos. O mais favorável estima a venda de 3,575 milhões de automóveis e comerciais leves no ano, alcançando a estabilidade. No mais negativo, é apontado queda de 3,5% nos emplacamentos.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895