Petrobras anuncia fim do reajuste de preços de combustíveis baseado na referência internacional

Petrobras anuncia fim do reajuste de preços de combustíveis baseado na referência internacional

Medida usa referências de mercado, como o custo alternativo do cliente

R7

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Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) sua nova estratégia comercial para a variação de preços do diesel e da gasolina. Com a decisão, a companhia abandona a paridade internacional como base principal para os reajustes, política que estava em vigor desde 2016.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", garante a companhia em fato relevante enviado ao mercado financeiro. 

Com a mudança, a empresa afirma que passará a aplicar premissas que miram um "equilíbrio" entre os mercados nacional e internacional. A estatal destaca que a nova estratégia prioriza o "custo alternativo do cliente", além de um valor marginal para a Petrobras.

"O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos. Já o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia, entre elas produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino", explica a Petrobras.

A nova política mantém o preço internacional como uma "importante referência", mas não "o de paridade de importação". Os reajustes de preços da gasolina e diesel continuam sem periodicidade definida e evitarão o repasse da volatilidade aos preços, garante a estatal. A empresa afirma ainda que a nova política garantirá preços em patamar que permita a realização de investimentos de seu planejamento estratégico.

Segundo a Petrobras, a premissa de preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, permitirá à empresa "competir de forma mais eficiente", valendo-se de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores.


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