Preço médio dos ovos de Páscoa subiu 10,22% em relação a 2018, revela FGV

Preço médio dos ovos de Páscoa subiu 10,22% em relação a 2018, revela FGV

Estudo levou em consideração preços coletados até a primeira semana de abril

Cláudio Isaías

Alta foi puxada, principalmente, pelos ovos com até 100 gramas, que registraram um aumento de 40,52%

publicidade

O preço médio dos ovos de Páscoa subiu 10,22% em 2019, na comparação com 2018. A alta foi puxada, principalmente, pelos ovos com até 100 gramas, que registraram um aumento de mais de R$ 10,00 (40,52%), segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre). O estudo levou em consideração os preços coletados até a primeira semana de abril de ovos de diversos tamanhos, do número 9 até o 20, que variam de 100 a 400 gramas.

“Geralmente, os ovos de menor gramatura são aqueles que possuem os brindes e brinquedos, que é o que mais atrai as crianças. Para quem costuma consumir esse tamanho de ovo, e não quiser pagar mais caro este ano, uma opção é comprar barras e bombons que ficaram mais baratos”, ressaltou Igor Lino, pesquisador do FGV Ibre.

Os dados mostraram que os bombons e chocolates tiveram aumento médio de 5,24%, segundo o IPC-10, nos últimos 12 meses (entre maio de 2018 e abril de 2019). No entanto, na comparação de abril com março deste ano, o preço dos bombons e chocolates registraram queda de 3,61%.

• Movimento nas lojas de Porto Alegre é intenso nos dias que antecedem a Páscoa

“Enquanto os ovos de até 100 gramas têm um preço médio de R$ 36,00 as barras de mesma gramatura têm um preço seis vezes menor. Mas os ovos têm um apelo emocional e agradam mais os pequenos. Se os pais forem comprar, a dica é definir um valor máximo para o gasto e combinar com as crianças. Elas escolhem e ainda aprendem um pouco de educação financeira”, explicou Lino.

Outra solução mais barata é fazer o ovo de Páscoa em casa, lembrou o pesquisador do FGV Ibre. "Sai bem mais em conta. Você compra uma barra de chocolate em que o preço é seis vezes menor, e em casa mesmo você pode fazer o seu ovo de Páscoa", acrescentou.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895