O presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Lopes, afirmou que a decisão do governo americano de dobrar de 25% para 50% a alíquota para importação de aço vai afetar as vendas brasileiras de aço semiacabado, que já caíram de 10% a 15% desde o anúncio da alíquota de 25%. Para ele, o fato de o Reino Unido ter ficado de fora desse aumento tem um lado positivo.
"O lado positivo é que esse acordo dá margem para outras exceções. Acreditamos na negociação com os EUA para buscar um acordo", afirmou Lopes, ao Estadão/Broadcast.
Ele considera que os EUA vão continuar dependendo do aço semiacabado brasileiro. Segundo acordo que vigorou até o início da tarifa de 25%, o País tinha cota de exportação de 3,5 milhões de toneladas desse tipo de placas para o mercado americano.