Economia

Safra derruba preço do etanol em 40%, mas desconto ao consumidor não chega a 4%

Usineiros aumentaram a proporção de cana de açúcar destinada ao combustível para suprir demanda

Um balanço da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado nesta quinta-feira, mostra que o início da safra da cana-de-açúcar já acarreta queda significativa nos preços do etanol, ao redor de 40%. Para o consumidor final, contudo, chegou apenas uma ínfima parte desta baixa, não mais que 4%, conforme o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Segundo dados da entidade que representa os usineiros, foram processadas até o final de abril 23,69 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Desse total, 64,62% foram destinados à produção de etanol, índice superior aos 59,18% destinados à produção do biocombustível no mesmo período da safra anterior.

A fabricação de etanol atingiu 894,84 milhões de litros, sendo 329, 37 milhões de litros de álcool anidro (sem adição de água, usado na mistura com a gasolina) e 565,48 de álcool hidratado (combustível vendido nas bombas). De acordo com Padua Rodrigues, as usinas estão se esforçando para normalizar o fornecimento.

A comercialização de etanol hidratado no mercado interno teve queda de 37,32% em abril, em relação a março, e de 61,49% na comparação com o mesmo mês de 2010. Já as vendas de etanol anidro cresceram 40,05% em relação ao mesmo período do ano passado, por causa do mercado cativo da gasolina que, por lei deve ser misturada ao biocombustível.


Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio