Safra derruba preço do etanol em 40%, mas desconto ao consumidor não chega a 4%

Safra derruba preço do etanol em 40%, mas desconto ao consumidor não chega a 4%

Usineiros aumentaram a proporção de cana de açúcar destinada ao combustível para suprir demanda

Agência Brasil

publicidade

Um balanço da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), divulgado nesta quinta-feira, mostra que o início da safra da cana-de-açúcar já acarreta queda significativa nos preços do etanol, ao redor de 40%. Para o consumidor final, contudo, chegou apenas uma ínfima parte desta baixa, não mais que 4%, conforme o diretor técnico da Unica, Antonio de Padua Rodrigues.

Segundo dados da entidade que representa os usineiros, foram processadas até o final de abril 23,69 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. Desse total, 64,62% foram destinados à produção de etanol, índice superior aos 59,18% destinados à produção do biocombustível no mesmo período da safra anterior.

A fabricação de etanol atingiu 894,84 milhões de litros, sendo 329, 37 milhões de litros de álcool anidro (sem adição de água, usado na mistura com a gasolina) e 565,48 de álcool hidratado (combustível vendido nas bombas). De acordo com Padua Rodrigues, as usinas estão se esforçando para normalizar o fornecimento.

A comercialização de etanol hidratado no mercado interno teve queda de 37,32% em abril, em relação a março, e de 61,49% na comparação com o mesmo mês de 2010. Já as vendas de etanol anidro cresceram 40,05% em relação ao mesmo período do ano passado, por causa do mercado cativo da gasolina que, por lei deve ser misturada ao biocombustível.


Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895