Seminário trata de oportunidades de desenvolvimento para a Zona Sul do RS
O encontro promovido pela Agência de Desenvolvimento da Associação dos Municípios da Zona Sul(Azonasul) ocorreu na sede da Associação Comercial de Pelotas

publicidade
Discutir o desenvolvimento regional e as perspectivas para a zona sul do Estado foi um dos objetivos do 1º Seminário da Agência de Desenvolvimento Regional da Zona Sul. Na abertura do evento, que ocorreu em Pelotas, o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga disse que acredita que a região precisa estudar, pesquisar os gargalos, as ofertas e mão-de-obra, "Onde nós podemos avançar e isto só é possível por meio de pesquisa e de estudo. Conhecemos as nossas dificuldades, mas precisamos conhecer as nossas potencialidades e esta agência tenho certeza que terá importante papel. É um trabalho a longo prazo", admitiu. Para ele, a parceria com o Governo do Estado que tem um olhar especial para o desenvolvimento econômico é fundamental no momento em que o Rio Grande do Sul está vivendo.
A ex-prefeita de Pelotas e coordenadora da Agência, Paula Mascarenhas disse que a presença do presidente da Invest RS Rafael Prikladnicki é muito importante. Foi apresentado o plano de desenvolvimento do RS ." Estamos apresentando a nossa agência de desenvolvimento regional criada em 2024 e a ideia é alinharmos ações de aproximação com a Invest RS para que se possa trabalhar de forma harmônica e que ela possa levar a nossa região nos contatos que fará daqui para diante", destaca. Segundo Paula, há a possibilidade da agência criada na zona sul ser um modelo para outras regiões do Estado, "A criação de agências regionais está prevista no plano de desenvolvimento do Estado. Este é um primeiro seminário que já está combinando ações conjuntas que podem resultar em desenvolvimento e geração de oportunidades para a região", observa. Também foram apresentados dados das atividades que estão sendo desenvolvidas pelas Câmaras Técnicas Setoriais da Agência da Azonasul relacionadas ao turismo e sustentabilidade e também a resiliência e desenvolvimento entre agosto de 2024 e março deste ano.
Para ela, a agência sendo modelo garante a atenção do Estado. Na oportunidade também foi falado sobre o lançamento de um plataforma com dados estaduais e regionais "É para poder divulgar o que se tem de potencial no Estado, mas também na nossa região específica A missão da Invest RS é abrir oportunidades para o Estado, buscar um relacionamento com investidores internacionais buscando mostrar o que o Rio Grande do Sul tem de bom e vamos nos associar a este esforço levando a zona sul", garantiu Paula.
O diretor-geral da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Roger Pozzi, que também participou do seminário, destacou as ações da secretaria e do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável. “Guiados pelas diretrizes do plano, vamos avaliar os pontos fortes e os que podem ser melhorados da Zona Sul do RS para potencializar essa área importante e estratégica que é essa região do Estado”, reforçou.
O presidente da Invest RS, que está sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS, apresentou à agência e o Plano de Desenvolvimento Econômico do RS. "Acredito que a agência de desenvolvimento do Estado pode ajudar a desenvolver as regiões e a pauta específica da Azonasul é apresentar a Invest RS como autor relevante no processo", destaca. Para ele, a agência pode ajudar a entender os potenciais da região. "No Plano de temos diversas iniciativas. Uma delas é um painel de dados que estamos desenvolvendo", observa. Ele acredita que o painel com um recorte da zona sul pode ajudar a entender o potencial da região e tanto promover como atrair investimentos. "No Plano está prevista a estruturação de agências regionais de desenvolvimento e na região há um caso concreto de uma iniciativa e a agência pode oferecer apoio neste sentido", finaliza.