Economia

TCU adia debate em plenário sobre política de preços da Petrobras

Expectativa é que processo volte à pauta na próxima semana, enquanto Tribunal fiscaliza conformidade da Estratégia Comercial de Diesel e Gasolina

Expectativa é que processo volte à pauta na próxima semana
Expectativa é que processo volte à pauta na próxima semana Foto : Valter Campanato / ABr / Divulgação / CP

O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou novamente o debate em plenário da política de preços da Petrobras que estava agendada para esta quarta-feira. A expectativa é que o processo volte à pauta do plenário da Corte na próxima quarta. O processo é de relatoria do ministro Jhonatan de Jesus.

O pedido de vista foi feito novamente pelo ministro Odair Cunha, que já havia solicitado mais tempo para análise sob a justificativa de que há outro processo relacionado ao tema sob sua relatoria.

A discussão envolve a execução e a governança da chamada Estratégia Comercial de Diesel e Gasolina, adotada pela Petrobras em maio de 2023. Na ocasião, a estatal deixou de utilizar a paridade de preços de importação (PPI) como referência exclusiva para a formação dos preços dos combustíveis.

A fiscalização do TCU busca avaliar a conformidade dos procedimentos internos e dos mecanismos de controle utilizados pela companhia na execução da estratégia comercial. A análise não significa que o tribunal pretende estabelecer os preços de venda de diesel e gasolina, mas verificar a governança e os controles adotados pela estatal na implementação de sua política comercial.

Veja Também

Em novembro de 2024, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que a Petrobras formalizasse uma norma interna para detalhar a execução das diretrizes comerciais. Isso inclui regras para o processo decisório, responsabilidades das áreas envolvidas e utilização de indicadores.

A estatal recorreu da decisão, argumentando que a determinação poderia interferir na gestão da companhia.

Contudo, o tribunal manteve a medida em agosto de 2025. Na ocasião, a Petrobras informou ter publicado um normativo interno sobre o tema. Na última sessão em que o processo foi pautado, o assunto seria debatido em sessão reservada e sem transmissão virtual, diferentemente de como geralmente são realizadas as sessões ordinárias.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio