Veículos importados terão cota com IPI reduzido, diz Abeiva
Governo federal teria garantido importação de carros com o imposto menor
publicidade
O presidente da Abeiva, no entanto, não deu mais informações sobre o tamanho das cotas ou o porcentual de redução das alíquotas do imposto. Disse apenas que a medida deve sair até o fim do mês. "Não seria ético da minha parte dar detalhes da negociação", afirmou. "Quem vai decidir é o governo."
De acordo com Padovan, o setor de veículos importados emprega atualmente 35 mil trabalhadores numa rede de 882 concessionárias. "Entendemos a preocupação do governo em manter os empregos nacionais, isso é válido", afirmou. "Por outro lado, a empresa que importa não pode simplesmente fechar as portas e ir embora. Está sendo muito difícil para as concessionárias explicar às matrizes os resultados ruins dos últimos meses. As medidas que devem ser anunciadas não vão resolver o problema, mas devem dar um oxigênio ao setor."
Padovan garantiu que nenhuma associada à Abeiva demonstra intenção de deixar o Brasil e montadoras como a Jac Motors e a Cherry mantêm os planos de iniciar a produção local. Mas até começarem a fabricação no Paísm ressaltou, elas mantêm conversas com o governo para reduzir as alíquotas de IPI sobre veículos importados. "As empresas precisam de uma fase de adaptação até produzir um veículo com um mínimo de conteúdo nacional", explicou. O presidente da Abeiva disse ainda que no caso de outras empresas, como a Land Rover, da qual ele é presidente no Brasil, e a BMW, há mais cautela na definição dos planos de produzir aqui. "Estamos tentando entender o impacto dessas medidas e se é viável ou não fabricar no Brasil", afirmou.
Venda de veículos importados cai 28,1%
A venda de carros importados em abril caiu 28,1% em comparação ao mesmo mês do ano passado, para 11.917 unidades, de acordo com dados da Abeiva. Em relação a março deste ano, as vendas de abril recuaram 12,8%. No acumulado de 2012 até abril, o comércio de veículos importados caiu 9,2% se comparado ao mesmo período de 2011, para 47.380 unidades.
A queda, conforme Padovan, é o primeiro reflexo da alta de 30 pontos porcentuais no IPI, em vigor desde dezembro do ano passado. De acordo com a Abeiva, algumas importadoras ainda têm estoques até este mês de automóveis com IPI antigo e certamente terão de repassar os custos com o tributo a partir de maio. A entidade calcula que o aumento do IPI representará um impacto de 26% a 28% sobre os preços dos veículos importados, mas nem todo porcentual será repassado ao consumidor.