Ações solidárias e criativas avançam

Ações solidárias e criativas avançam

Mobilização acadêmica supera o atendimento emergencial e passa agora a suprir necessidades que advêm com a prolongada estadia em abrigos e o gradual retorno ao lar, em algumas regiões

Correio do Povo

No IFRS, o Campus Ibirubá elabora e fornece camas a atingidos.

publicidade

À medida que se consegue atender desabrigados em suas necessidades mais urgentes, como abrigo, alimentação e roupas, as iniciativas de ajuda avançam. E passam a surgir propostas acadêmicas criativas, voltadas a vítimas que seguem em abrigos ou que, aos poucos, começam a retornar ao lar, em algumas regiões do Estado. Um dos exemplos é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que mantém seus campi mobilizados em ações de solidariedade. Além de acolher, recolhe e distribui doações, bem como atua em produção de materiais úteis neste contexto de grandes perdas com as enchentes.

O Campus Veranópolis é ponto de coleta de doações para os atingidos pelas chuvas na região (na BR 470, nº 6.500, km 172, no bairro Sapopema). Os materiais são recebidos no Setor de Ensino do IFRS. Mas uma das novidades é que essa unidade acadêmica também está iniciando a produção de sabão em barra, para colaborar na limpeza das casas atingidas pelas chuvas. Para isso, precisa de doações de açúcar cristal, sabão em barra glicerinado e álcool gel ou líquido 70 ou o álcool vendido em postos de combustíveis.

Já o Campus Ibirubá do IFRS desenvolve o projeto "Cama Solidária", que está elaborando e fornecendo camas de madeira para pessoas afetadas por enchentes. Depois de prontas, as camas são repassadas para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) local, que encaminha para famílias atingidas. A ação busca o apoio da comunidade, com a doação de madeira. Contato com o professor Cristiano Kulman, pelo e-mail cristiano.kulman@ibiruba.ifrs.edu.br ou mensagem pelas redes sociais.

Em Osório, o Laboratório Maker do campus local (WindMaker) está produzindo brinquedos em MDF e distribuindo para famílias atendidas por prefeituras do Litoral Norte e pelo Campus Canoas do IFRS, que está abrigando cerca de 500 pessoas. São quebra-cabeças, jogos de memória, dominó, entre outros brinquedos, para diferentes faixas etárias. A iniciativa precisa de contribuições de: MDF 3mm cru e branco (chapas de 60×40 cm); giz de cera e lápis de cor para acompanhar os livros de pintura; tinta PVA de diferentes cores; cola branca; papel colorido gramatura 180 g/m2; e rolinho de pintura escolar (espuma) pequeno. As entregas ocorrem na unidade acadêmica (rua Santos Dumont, 2.127, bairro Albatroz), de segunda e sexta-feira, aos cuidados do Windmaker. O e-mail para contato é windmaker@osorio.ifrs.edu.br. O Campus Osório também participa da Campanha Pés Quentinhos, que arrecada meias para entregar a pessoas atingidas pelas cheias. Interessados em doar podem fazer contato pelo (51) 98120-2092, para combinar a entrega dos itens.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895