Unido aos diversos esforços para ajudar as vítimas das enchentes no estado, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com seus campi mobilizados em ações de solidariedade. Atualmente, a solicitação acadêmica segue para doações e há necessidade de voluntários
No Campus Canoas, o IFRS está abrigando cerca de 500 pessoas desalojadas e acolhe em torno de 50 animais, entre cães e gatos. Para o atendimento de todos, é fundamental o trabalho de voluntários, por isso o campus está em busca de novos interessados em atuar no local. E além da doação de gêneros alimentícios e ração, existem animais para adoção.
O Campus Alvorada recebe doações para vítimas das enchentes na Região Metropolitana, e encaminha para diferentes ONGs, além de atender o abrigo montado no Campus Canoas.
Em Bento Gonçalves, o campus tem um centro de recebimento, organização e distribuição de doações para atingidos. A arrecadação e a montagem de kits ocorrem no ginásio, envolvendo mais mil voluntários, permitindo encaminhar materiais para 30 municípios. Mas a partir de segunda-feira (20/5), os itens devem ser levados à Fundaparque, na cidade (Alameda Fenavinho, 481).
Em Farroupilha, o campus promove campanha solidária em benefício dos municípios de Roca Sales e Muçum.
O Campus Sertão recebe doações na Rodovia RS 135, Km 32,5, no Distrito Eng. Luiz Englert.
O Campus Rio Grande é ponto de coleta de doações para os atingidos na Região Sul do estado, que são entregues em pontos de triagem do municipio e abrigos locais, sendo que parte dos itens vai para a comunidade indígena mbya guarani Pará Rokê, cujo território foi alagado pelas chuvas. As doações são recebidas na sede do Campus, na rua Alfredo Huch, 475.
Na capital, o Campus Restinga arrecada para entidades do bairro, para o extremo sul de Porto Alegre e para o Campus Canoas, com entrega de doações na rua Alberto Hoffmann, 285, bairro Restinga.
E o Campus Viamão e o Tecnopuc promovem campanha para coletar doações, que podem ser entregues no campus, na Rodovia Tapir Rocha 7.000.