Ensino

Agenda de férias mobiliza crianças e jovens

O descanso do recesso letivo não deve ser confundido com desconexão do real, segundo a professora Sheron Mendes, da Uninter. Por isso, mais do que vigiar o tempo das crianças em telas digitais, os adultos podem mediar lazer e cultura

Marcelli e o filho Otto aproveitam o recesso escolar para  conhecer atrações da Capital. Casa Mario Quintana, Margs e Farol Santander integram o roteiro turístico em família
Marcelli e o filho Otto aproveitam o recesso escolar para conhecer atrações da Capital. Casa Mario Quintana, Margs e Farol Santander integram o roteiro turístico em família Foto : Pedro Piegas

Mediar tempo livre com descanso, atividade de lazer ou cultural é tarefa para este curto período de férias letivas de julho no RS. Mas um dos desafios é mobilizar crianças e jovens em entretenimento prazeroso e produtivo, fora da concentração em telas digitais.

A pedagoga Clineia Candia aponta que os livros podem ser grandes aliados. “A leitura permite entrar em contato com outras culturas, ideias e pontos de vista. Ajuda a desenvolver a habilidade de criar e imaginar, ao diversificar nossas referências.” Com atuação na Disal Distribuidora, cita obras literárias que permitem novas experiências em universos fora das telas e dentro de si, como “O Pequeno Príncipe” (de Antoine de Saint-Exupery), “Quarta Asa” (Rebeca Yarros) ou “Leitura de Verão” (Emily Henry).

Entretanto, atrações fora de casa podem estender o processo educativo ao mesmo tempo que divertem. O casal de professores pelotenses Ricardo e Marcelli Ugoski, atualmente morando em Blumenau (SC), aproveita o recesso escolar para conhecer as atrações da Capital junto ao filho Otto. “Vamos passar na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), no Museu de Arte do RS (Margs) e no Farol Santander.” Segundo Ricardo, conhecer os pontos turísticos em família faz toda a diferença. “A gente trabalha mesmo é para esses momentos, de aproveitar férias em família e conhecer lugares”, avalia.

O Núcleo Educativo da CCMQ, que proporciona atividades para crianças, jovens e adultos, divulgou a programação de oficinas para julho. E, ainda, projetos independentes que utilizam o espaço da Casa, como o Centro de Desenvolvimento de Expressão (CDE), que também têm atividades destinadas ao público infantil. Conferir mais dados na newsletter da instituição, com inscrições em: shorturl.at/PVkYm.

O Margs e o Farol Santander, além das exposições próprias e acervos exclusivos, apresentam, em conjunto, a exposição “Margs 70 + 1 – Percursos de um acervo”. Celebram os 70 anos do Museu, completados em 2024, cujo acervo não foi integralmente exposto em razão das enchentes. A mostra reúne as obras marcantes do acervo artístico e cultural do Margs. Ambos têm entrada gratuita, de terça-feira a domingo, das 13h às 19h (no domingo, o Farol fecha às 18h). E o Museu de Porto Alegre e o Museu de Artes de Porto Alegre são outras opções, abertos de segunda a sexta-feira.

Já o Multipalco Eva Sopher, parte do Theatro São Pedro, terá entre 19 e 28/7, a mostra “Movimenta Cena Sul”. Serão três espetáculos teatrais, dois de dança e dois de música, todos no Teatro Simões Lopes Neto (rua Riachuelo, 1089), no centro da Capital. Com classificação livre estão “Canto de América”, da cantora Shana Muller (em 19/7), “O Nome Dela É Gal”, da cantora Fernanda Copatti (20/7) e a peça infantil “A Menina dos Olhos D’água”, do Coletivo Gompa (dia 28/7).

Na Fundação Iberê há também divertimento especial para o público infantil. Além das oficinas aos sábados e domingos, o Programa Educativo da Fundação receberá crianças, entre 7 e 13 anos, para oficinas criativas, nos dias 24, 25 e 31/7 e em 1° de agosto. Inscrições gratuitas pelo site https://iberecamargo.org.br.

No mundo de filmes, a Cinemateca Capitólio terá, além de sua programação do mês, mais uma “Sessão Vagalume”, às 15h, nos dias 26 e 27/7. O projeto é ligado às ações do Programa de Alfabetização Audiovisual da instituição, desenvolvido em parceria com a Ufrgs, normalmente no 1° final de semana de cada mês.

Quando a opção é a céu aberto, a fazenda Quinta da Estância, em Viamão, envolve agenda educacional, ecológica e de lazer para toda a família. Informes: quintadaestancia.com.br ou (51) 99544-0611 (WhatsApp). E a Rota das Salamarias promove roteiro de turismo rural no Interior, em Marau. E para viver mais perto da fauna e flora, os zoológicos Primaves (Passo Fundo), Parque Zootrilhas (Vista Alegre do Prata), o Jardim Botânico e Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul, o Zoológico da Universidade de Caxias do Sul, o Gramado Zoo (Gramado), o Mantenedouro São Braz (Santa Maria) e o Zoológico Municipal de Canoas são boas oportunidades de visita.

Recesso Letivo

  • Escolas públicas municipais em Porto Alegre: entre os dias 28/7 e 1°/8.
  • Escolas públicas estaduais: entre 24/7 e 3/8.
  • Escolas privadas no RS: entre 28/7 e 3/8.
  • Universidades públicas e privadas no Estado: em geral, as férias variam entre julho e agosto.

*Sob supervisão da jornalista Maria José Vasconcelo