Após recesso, rede municipal de ensino retoma aulas presenciais em Porto Alegre

Após recesso, rede municipal de ensino retoma aulas presenciais em Porto Alegre

Escolas mantêm os protocolos sanitários adotados em 29 de abril

Cláudio Isaías

Escolas mantêm os protocolos sanitários adotados em 29 de abril

publicidade

As atividades escolares na rede municipal de ensino de Porto Alegre foram retomadas nesta segunda-feira para estudantes e professores após o recesso de uma semana. A prefeitura lançou uma campanha para incentivar famílias a autorizarem o retorno dos estudantes ao ambiente acadêmico presencial. 

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Migrantes, na zona Norte de Porto Alegre, a direção da instituição tem reforçado a busca aos estudantes que perderam contato durante a pandemia da Covid-19. A secretária municipal da Educação Janaina Audino, disse que está sendo feito um mutirão de comunicação para o retorno dos alunos. "Estamos fazendo um mutirão de comunicação. Tentamos todos os meios. A nossa tentativa com as famílias é incansável", ressaltou.

Na entrada da escola Migrantes, funcionários da escola realizavam a verificação da temperatura dos alunos. Além disso, eles receberam álcool em gel. Na manhã de hoje, a prefeitura de Porto Alegre lançou uma campanha publicitária com o objetivo de incentivar o retorno dos estudantes que ainda não aderiram ao ensino presencial. As escolas municipais retomaram as atividades presenciais observando a estratégia de revezamento estabelecida na reabertura, no dia 29 de abril. 

Através de spots de rádio e peças para a internet, a campanha terá como público-alvo as famílias que ainda não autorizaram os estudantes a retomarem as atividades pedagógicas nas escolas da Capital. “A educação é um processo contínuo em que a convivência e os laços afetivos são parte do aprendizado. Nosso objetivo é resgatar todos os alunos que ainda não retornaram de forma presencial”, afirmou a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

Os responsáveis pelos estudantes deverão comparecer às escolas no período de 2 a 20 de agosto, munidos de documento de identificação, para realizarem a confirmação do retorno presencial. A campanha destaca a importância da educação nas escolas para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional em todas as etapas de ensino. Ao todo, estão matriculados na rede municipal de Porto Alegre cerca de 68 mil alunos.

As escolas municipais devem observar as mesmas orientações sobre as medidas de prevenção e monitoramento da Covid-19. As principais orientações são intensificar o atendimento presencial e manter comunicação com as famílias. A equipe pedagógica da Smed oferece orientações às escolas, visando o planejamento colaborativo e a adequações das atividades. Segundo a secretária, as atividades presenciais são importantes para a manutenção do vínculo com os alunos com as escolas e têm sido conduzidas de forma segura, através da utilização de todos os protocolos para prevenção à Covid-19.




Pós-graduação, Cursos técnicos e Educação para sustentabilidade: Confira a agenda desta terça-feira

Abertas vagas gratuitas para mestrado, doutorado, cursos técnicos e livres

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895