Aulas na rede estadual começam nesta terça

Aulas na rede estadual começam nesta terça

Calendário escolar deve prever o total de, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas aulas

Cláudio Isaías

Menina Agatha Oliveira Cunha, 9 anos, não conteve a alegria ao abraçar a sua colega

publicidade

A menina Agatha Oliveira Cunha, 9 anos, que vai cursar o 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Gomes Carneiro, na Vila Ipiranga, não conteve a alegria ao abraçar a sua colega na manhã desta terça-feira. A mãe, Michelle Silveira de Oliveira, que acompanhou a abertura do ano letivo na instituição de ensino disse que a filha estava ansiosa para recomeçar. "Ela estava com vontade de rever os colegas”, explicou.

Assim como na Gomes Carneiro que atende 1.340 alunos - 740 no turno da manhã e 430 no período da tarde do Ensino Fundamental e 170 do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) à noite -, as aulas começaram para mais de 800 mil alunos em 2,5 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A direção da escola Gomes Carneiro organizou uma recepção especial aos estudantes e pais: toda a diretoria estava fantasiada como se fosse uma escola de samba.

"A nossa proposta é motivar e integrar os alunos assim como acontece no Carnaval", ressaltou a diretora Suzana Silva de Souza.

A instituição de ensino na zona Norte da cidade possui 22 turmas no turno da manhã que são atendidas por 74 profissionais - entre professores e funcionários administrativos

Segundo o decreto 54.875, de 21 de novembro de 2019, assinado pelo governador do Estado, Eduardo Leite, e publicado em Diário Oficial, as aulas na rede pública estadual que começaram nesta terça-feira em todo o Rio Grande do Sul se encerram no dia 16 de dezembro. As férias discentes e o recesso escolar ocorrem entre os dias 20 de julho e 2 de agosto.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as instituições de ensino, cuja integralização do ano letivo de 2019 avançou o ano de 2020, por conta da greve dos professores, poderão elaborar calendários escolares diferenciados que serão aprovados pelo Conselho Escolar e submetidos à análise e à homologação da respectiva Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria da Educação.

O calendário escolar deve prever o total de, no mínimo, 200 dias letivos e 800 horas aulas, acrescidos dos dias destinados aos exames finais, quando houver. Fica autorizado o uso de até dez sábados letivos para a organização de atividades escolares e até dez dias letivos para as aulas programadas, conforme orientações da mantenedora.

O Software de Gestão do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), utilizado pela Secretaria Estadual de Educação, concentra, processa e dispõe de dados necessários à gestão do transporte escolar pelos municípios e pelo governo do Estado, vinculando a cada rota, o veículo, o condutor, a escola, os alunos, a quilometragem percorrida e o valor.

Em 2020, mais de 90 mil estudantes serão conduzidos pelo transporte escolar, em 463 municípios gaúchos. Com relação à matrícula, os estudantes que perderam todos os prazos terão mais uma oportunidade: até o dia 31 de março de 2020. O gerenciamento das vagas será feito diretamente nas escolas da rede pública estadual.




Férias no Ceclimar, Vagas de graduação e Doutorado Ufrgs: Confira a agenda desta sexta-feira

Programação de verão do Ceclimar e vagas abertas na Ufrgs e Uergs

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895