Aulas são retomadas em grande parte das escolas particulares

Aulas são retomadas em grande parte das escolas particulares

Rede privada gaúcha conta com 628 escolas de Ensino Fundamental e Médio

Felipe Nabinger

publicidade

Embora algumas instituições tenham optado pelo início das aulas no último dia 14, grande parte das escolas particulares do Estado retomou as atividades nesta segunda-feira, 21. Os colégios privados possuem autonomia para escolher a data para começar o ano letivo, desde que cumpram com 200 dias de atividade escolar. O Colégio Farroupilha foi um dos que recebeu os alunos nesta segunda em suas duas unidades, na sede, localizada no Três Figueiras, e no bairro Santa Tereza. 

“A expectativa é grande para essa retomada. Pudemos acompanhar pela manhã as crianças retornarem, usando máscara, mas com aquele brilho nos olhos”, relata a diretora pedagógica, Marícia Ferri. Ela destaca a importância da presença dos estudantes já desde os primeiros dias de aula, diferente do que ocorreu ano passado, quando somente em abril foi possível receber os alunos nos ambientes físicos. “Ano passado tínhamos uma expectativa de retomada que não aconteceu. Isso gera muita insegurança. Claro que o cenário, hoje, é muito diferente e o momento nos dá esperança de um ano positivo”, diz.

Seguindo os protocolos estaduais para combate à disseminação da Covid-19 e contando com consultoria do Hospital Moinhos de Vento, a instituição quer reforçar neste ano atividades que permitam aos estudantes contato com a natureza, ao ar livre. “Queremos retomar projetos usando outros ambientes do colégio, em que crianças interajam ao ar livre, minimizando os riscos. Temos uma infraestrutura muito privilegiada e investimos no ano passado nestes espaços externos”, afirma Marícia.

Conforme o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe/RS), a escolha do dia 21, coincidindo com o início das aulas da rede estadual, se deu em grande parte das instituições da região Metropolitana, Vale do Rio Pardo e regiões Centro e Sul do Estado. Dados do Censo da Educação Básica mostram a rede privada gaúcha conta com 628 escolas de Ensino Fundamental e Médio, empregando 27 mil professores e aproximadamente 33 mil funcionários e atendendo a 425 mil alunos.




Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895